Na última quarta-feira (22), em seção solene na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (ALRS), os deputados estaduais realizaram um evento da Semana da Consciência Negra. Os parlamentares ocuparam a tribuna em nome de suas bancadas, e realizaram a entrega da Medalha Zumbi dos Palmares e com o Troféu Deputado Carlos Santos.
Em sua fala, o deputado Bombeiro Bianchini (PPL), lembrou a trajetória do gaúcho João Cândido, conhecido como almirante negro, líder da Revolta da Chibata em 1910, e afirmou que a sociedade não pode mais conviver com tanto preconceito. Para ele, o País precisa ter discernimento e reconhecer o papel do trabalho dos negros na construção da nação brasileira. “Nesta sessão solene, em comemoração ao dia da consciência negra queremos destacar a importância da reflexão sobre a cultura do povo africano no Brasil, pois não podemos mais conviver com tanto preconceito”.
Ele também destacou que “no contexto atual a crise econômica que atinge a população brasileira tem um grande reflexo na população negra, que segundo dados do DIEESE dos 23 milhões de desempregados ou subempregados no país, 63% são negros”.
Pedro Ruas (PSOL) falou da importância de se ter a lembrança de Zumbi dos Palmares e frisou a necessidade de se estabelecerem metas, “em um ano, quantos juízes negros? Em cinco anos, quantos médicos, professores da UFRGS? Temos que ter metas, e atingi-las”, disse, defendendo que era tarefa desta geração modificar a realidade legada por quase 400 anos de escravidão. “Temos que legar para o futuro uma outra perspectiva”, disse.
Josiane Rodrigues de Oliveira foi uma das homenageadas na seção. Ela é agente de saúde comunitária, há mais de 15 anos, e atual presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde do RS (Sindacs), do Congresso Nacional Afro-Brasileiro (CNAB) no RS e da Central Geral dos Trabalhadores do Brasil (CGTB) no RS, além de conselheira da Confederação das Mulheres do Brasil.