Nesta quinta-feira (5), Bolsonaro publicou, no Diário Oficial da União (DOU), o veto integral ao projeto de lei que suspendia despejos em razão da pandemia, aprovado pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal. Os parlamentares ainda deverão analisar o veto, e poderão derrubá-lo.
A proposta previa a suspensão dos despejos para imóveis urbanos que servissem de moradia ou representassem área produtiva pelo trabalho individual ou familiar até 31 de dezembro deste ano.
Deputados reagiram à decisão do presidente e se mobilizam para derrubar o veto e assegurar o direito à moradia, principalmente aos mais vulneráveis nessa pandemia.
“Este governo só traz desemprego, inflação e fome e ainda quer expulsar famílias inteiras de suas casas. Vamos derrubar o veto! #DespejoZero”, afirmou o deputado federal Orlando Silva (PCdoB-SP) em suas redes sociais.
A deputada federal Jandira Feghali, também do PCdoB, reforçou a defesa pela derrubada do veto presidencial. “Absurdo! Bolsonaro vetou integralmente a lei que proíbe despejos e reintegrações de posse durante a pandemia. Recorde de desemprego e frio, o desalmado do Planalto quer deixar famílias ao relento. Vamos à lutar para derrubar o veto!”, destacou.