Nesta sexta-feira (30), o teto do Santuário do Morro da Conceição, localizado na Zona Norte do Recife, desabou durante a distribuição de cestas básicas. O acidente resultou na morte de dois homens e deixou pelo menos 22 pessoas feridas, segundo informações da prefeitura da capital pernambucana.
Cerca de 70 pessoas estavam presentes na igreja no momento do desabamento. Equipes de resgate, incluindo 32 bombeiros militares, 15 policiais militares, além da Defesa Civil e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), foram rapidamente acionadas para socorrer as vítimas.
O prefeito de Recife (PE) e candidato a reeleição, João Campos (PSB-PE), garantiu a realização de investigações sobre o que causou o desabamento do teto. De acordo com ele, Defesa Civil e o Instituto de Criminalística avaliarão se há relação de causa com as placas solares, que foram colocadas no local recentemente.
“Agora é o momento que a equipe técnica vai poder fazer a avaliação. Tanto o Instituto de Criminalística, quanto a Defesa Civil, que tem área específica para isso vão averiguar. Os técnicos já estão na área e para poder fazer a avaliação, para poder, enfim, identificar o que é que aconteceu, de fato, e se tem alguma ligação ou não com a instalação recente de placas solares ou também se tem alguma outra medida estrutural que foi feita. Isso agora é o passo seguinte”, declarou Campos em entrevista concedida em frente ao local do acidente.
“A prioridade absoluta é cuidar das vítimas, cuidar daquelas que estão nas unidades de saúde nesse momento. A maioria das vítimas atendidas tiveram escoriações leves, segundo o chefe do Samu, Dr Leonardo”, comentou Campos.
O santuário havia passado por uma instalação de placas solares no teto há seis dias. O acidente ocorre a aproximadamente 100 dias da celebração dos 120 anos da Festa do Morro, marcada para 8 de dezembro, em comemoração à chegada da imagem de Nossa Senhora da Conceição à região. Ainda não se sabe se os danos afetarão o acervo da igreja ou se as festividades terão que ser canceladas.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva expressou suas condolências através das redes sociais, prestando solidariedade às vítimas e à cidade do Recife.
A vice-governadora de Pernambuco, Priscila Krause, esteve no local e garantiu assistência imediata às vítimas, destacando a importância do santuário como símbolo para o Recife e para o estado.
A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, também se pronunciou sobre o ocorrido, informando que, mesmo estando em agenda administrativa no Sertão, já havia acionado as equipes de segurança para o atendimento das vítimas e o início dos trabalhos de reconstrução do santuário.