Desde o início das operações comerciais no ano passado, aviões de grande porte C919 já registraram mais de 10 mil horas de voo e completaram mais de 3,7 mil voos comerciais
O avião de passageiros de grande porte C919, desenvolvido de forma independente pela China, atingiu um marco neste domingo (1) ao ultrapassar a marca do meio milhão de passageiros transportados. Desde o início das operações comerciais em 28 de maio de 2023, o jato superou a marca das 10 mil horas de voo e dos 3,7 mil voos comerciais.
A primeira aeronave de passageiros de grande porte C919 foi entregue à China Eastern Airlines em 9 de dezembro de 2022, com a empresa operando em cinco rotas regulares que conectam Shanghai a Chengdu, Beijing, Xi’an e Guangzhou, bem como Beijing a Xi’an.
Em um processo de expansão que é crucial, a produção da aeronave conseguiu um novo marco na quarta-feira (28) ao ser entregue para duas companhias diferentes: a Air China e a China Southern Airlines.
A Air China optou por uma versão de autonomia estendida do C919, configurada em 158 assentos em duas classes: oito na executiva e 150 na econômica. Já a China Southern Airlines selecionou o modelo de autonomia padrão, com uma configuração de três classes e 164 assentos, sendo oito na executiva, 18 na econômica premium e 138 na econômica.
Ambas as aeronaves são equipadas com configurações de cabine personalizadas, incluindo assentos diferenciados e opções abrangentes de energia no assento, refletindo um foco no conforto de passageiro e flexibilidade operacional.
A entrega foi concluída na unidade de montagem final da Commercial Aircraft Corporation of China (COMAC) no distrito de Pudong em Shanghai.
A Administração Estatal de Aviação Civil da China (CAAC, em inglês) emitiu a documentação necessária, incluindo registro de nacionalidade, certificados de aeronavegabilidade e licenças de estação de rádio.
Em expansão, a China tem o potencial de converter-se nos próximos 17 anos no maior mercado de aviação civil do mundo. De acordo com uma previsão divulgada pela COMAC para o período 2022-2041, a previsão é de que sejam produzidos internamente no país 9.284 novos jatos de passageiros, incluindo 6.288 jatos de corredor único.
Com informações da Xinhua