Lula deverá comparecer à última homenagem ao ídolo brasileiro e maior atleta do mundo. É esperada a presença de Gianni Infantino, presidente Fifa e Alejandro Domínguez, presidente da Conmebol, além de atletas e outras personalidades do mundo esportivo.
A família de Pelé atendeu ao desejo do ídolo e realizará seu velório no gramado da Vila Belmiro, na segunda-feira (2). Os filhos do atleta anunciaram que as cerimônias do velório e do seu enterro terão início após a posse do presidente eleito Lula, dia 1º de janeiro.
Os fãs e admiradores de Pelé, que faleceu aos 82 anos de idade na tarde de quinta-feira (29), terão a oportunidade se despedir a partir das 10h da manhã do dia 2, quando o seu corpo será velado no centro do campo da Vila Belmiro, sede do seu time do coração, o Santos F.C, onde iniciou sua carreira conquistou inúmeros títulos, entre eles, duas Copas Libertadores e dois Mundiais de Clubes, em 1962 e 1963.
A decisão, segundo a família, atende ao desejo de Pelé, que pediu para ser velado no espaço onde, por 18 anos, encantou o Brasil e o mundo com o seu brilhante e majestoso futebol.
A cerimônia terá a duração de 24 horas e o cortejo com o corpo de Pelé, no dia 3 de janeiro (terça-feira), percorrerá algumas ruas da cidade de Santos, passando em frente à residência da mãe dele, dona Celeste, que completou 100 anos de idade no dia 20 de novembro, data da abertura da Copa do Mundo do Catar.
O clube da Baixada informou que, para participar do velório, o público que for ao estádio da Vila Belmiro entrará pelos portões 2 e 3, com saída pelos portões 7 e 8. Já as autoridades terão acesso pelo portão 10.
É esperada para a solenidade a presença do presidente da Fifa, Gianni Infantino, e da Conmebol, Alejandro Domínguez, além de atletas e outras personalidades políticas e do mundo esportivo.
Também é aguarda a participação do futuro secretário de Comunicação do governo federal, Paulo Pimenta (PT). Pimenta disse que o presidente diplomado Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tentou visitar Pelé ainda em vida e pediu informações sobre o seu velório.
Além do governo brasileiro, tanto o Estado de São Paulo e o município de Santos decretaram luto oficial de três dias.
A Prefeitura de Santos, inclusive, prepara uma homenagem à memória e ao legado do Rei com o envio de drones ao espaço durante a queima de fogos da virada de ano, na Praia do Gonzaga. A intenção é formar uma imagem que faça referência a Pelé, conforme aconteceu no Catar, durante a Copa do Mundo.
Do Papa a autoridades políticas do mundo, artistas, atletas e times de futebol e de outras modalidades, e personalidades de diversos segmentos sociais reverenciaram o Rei Pelé. Pelas redes sociais, o Vaticano rendeu homenagem ao grande campeão e inesquecível jogador. “O Rei, dois Papas e dois Santos”, escreveu o Vaticano.
A alusão aos santos são os papas Paulo VI e João Paulo II, que foram canonizados pela Igreja Católica em 2018 e 2014, respectivamente.