A Volkswagen anunciou nesta sexta-feira (19) que diante do agravamento da pandemia vai suspender a produção das quatro fábricas no Brasil. Segundo a direção da multinacional, a decisão foi acertada com os trabalhadores, através dos sindicatos de metalúrgicos de São Bernardo do Campo, Taubaté e São Carlos, em São Paulo, e São José dos Pinhais, no Paraná.
A paralisação está prevista para começar no próximo dia 24 com retorno no dia 5 de abril. Ao todo, a montadora emprega 15 mil funcionários.
Em nota, a empresa destacou que “com o agravamento do número de casos da pandemia e o aumento da taxa de ocupação dos leitos de UTI nos Estados brasileiros, a empresa adota esta medida a fim de preservar a saúde de seus empregados e familiares”.
A decisão da Volks acontece no mesmo momento em que Jair Bolsonaro ameaça os governadores que tomaram medidas mais restritivas para salvar vidas diante do colapso do sistema de saúde nos hospitais. Em 18 estados, há problemas de abastecimento de remédios utilizados para intubação de pacientes com Covid-19 nas UTIs e o número de mortes diária vem crescendo significativamente nos últimos dias.
Segundo a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), é o “maior colapso sanitário e hospitalar da história”.