Canais bolsonaristas nas redes sociais espalharam um vídeo sobre o empréstimo de US$ 1 bilhão do Banco do BRICS para o Brasil, mas mentindo ao dizer que o governo Lula pediu o valor sem sequer saber qual era a destinação.
O Comprova, rede de investigação e verificação de informações online que reúne diversos veículos, apontou que o dinheiro, equivalente a quase R$ 5 bilhões, será usado em um programa de acesso a crédito para micro, pequenas e médias empresas no Brasil. Os vídeos foram considerados “desinformação”.
Nos vídeos, que foram publicados em diversos perfis no TikTok, a narrativa bolsonarista é de que Lula indicou a ex-presidente Dilma para a Presidência do Novo Banco do Desenvolvimento (NBC), conhecido como “Banco do BRICS”, para conseguir empréstimos visando a corrupção.
As publicações mostram o comentário do bolsonarista Rodrigo Constantino, conhecido por disseminar fake news e ataques contra a democracia, sobre o caso, afirmando que Lula “pode roubar e muito” com o empréstimo.
Constantino ainda disse que o “Brics é a nova Petrobrás do PT”.
Várias publicações, com conteúdo praticamente idêntico, podem ser encontradas nas plataformas.
Como confirmou o Comprova, o dinheiro será integralmente usado no Programa Emergencial de Acesso a Crédito, coordenado pelo Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
“Neste caso, a peça de desinformação tenta associar a imagem da ex-presidente Dilma Rousseff, enquanto atual presidente do NDB, ao fato do Brasil ter fechado acordo de empréstimo com o banco. Mas, na verdade, já existe um histórico de acordos do país com a instituição pelo menos desde 2018”, avaliou o Comprova.
“É comum que os desinformadores usem trechos de reportagens ou fatos verdadeiros, de forma descontextualizada, para imprimir veracidade a determinadas teorias ou afirmações”, acrescentou.