Direção Nacional do PCdoB aprova a construção da federação partidária

Luciana Santos:, presidente nacional do PCdoB (Foto: arquivo)

“A federação buscada por nós tem a arquitetura de uma aliança capaz, pela sua representatividade e força, de ser determinante na luta para derrotar Bolsonaro e reconstruir o país”, defendeu Luciana Santos, presidente do PCdoB

O PCdoB concluiu neste sábado a reunião de dois dias de seu Comitê Central onde o tema que dominou os debates foi a construção da federação partidária, uma conquista da democracia brasileira. Uma federação que agregue legendas progressistas, do campo popular, foi como a presidenta nacional do PCdoB, Luciana Santos definiu o objetivo a ser buscado pelo partido na construção de uma aliança partidária a partir da instituição do novo instrumento para organização dos partidos no Brasil.

Além desse perfil de federação, a resolução do Comitê Central do PCdoB, aprovada por unanimidade, indica que a direção partidária deve prosseguir “com celeridade” o diálogo e as tratativas com “legendas do campo democrático, popular e patriótico” tendo em conta o “calendário da Justiça Eleitoral e, também, a dinâmica do curso político do país”.

Luciana Santos ressaltou que a federação buscada pelo PCdoB tem a arquitetura de uma aliança capaz, pela sua representatividade e força, de ser determinante na grande luta em curso no país — derrotar Bolsonaro e eleger um governo democrático, progressista, de amplas forças que tenha condições de reconstruir o país —, e propiciar ao PCdoB a eleição de uma forte bancada de deputadas e deputados federais e, também de cadeiras nas Assembleias Legislativas.

Os membros do Comitê Central debateram e aprovaram também a extensa e diversificada programação das atividades comemorativas dos 100 anos do Partido Comunista do Brasil, que já se iniciaram com o lançamento do livro iconográfico sobre e história do partido, fundado em 1922, ano da Revolta do Forte de Copacabana e da Semana de Arte Moderna. As festividades terão seu ponto alto num grande encontro em Niterói, local onde o partido nasceu. O partido também elegeu a nova Comissão Política Nacional e sua Comissão Permanente.

Resolução sobre processo de construção da Federação Partidária

Com base nos debates e na Resolução Política do 15º Congresso, a direção nacional do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), tendo em vista a construção de uma Federação partidária, dará sequência com celeridade ao diálogo e às tratativas com as legendas do campo popular, democrático e patriótico por conta da urgência do calendário da Justiça Eleitoral e, também, da dinâmica do curso político do país.

O PCdoB seguirá empenhado por uma Federação que seja instrumento político e eleitoral que fortaleça a presença no Parlamento e no Executivo de um projeto de reconstrução nacional, de defesa da democracia e dos direitos sociais.

A Federação que o PCdoB trabalha para construir estará vocacionada a ser o esteio da derrota da extrema-direita e da conquista de um governo de amplas forças políticas que restaure a democracia e promova a reconstrução do país. Uma Federação que assegure os direitos do povo brasileiro, alavanque a eleição de uma grande bancada progressista e de governadores democráticos, e descortine uma aliança estratégica para a luta por um novo projeto de nação. Uma Federação que, de imediato, seja um instrumento de defesa da democracia, dos interesses da nação e contra o golpismo bolsonarista.

A decisão final sobre a Federação que o PCdoB irá integrar será tomada pelo Comitê Central de nosso Partido, no tempo político que a exigência da luta política exigir, tendo em conta o debate democrático interno, o resultado das tratativas com as legendas aliadas e as diretrizes da Resolução Política de nosso Congresso partidário.

Brasília, 11 de dezembro de 2021

Comitê Central do Partido Comunista do Brasil (PCdoB)

Com informações do Portal do PCdoB

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *