O sociólogo Fernando Guimarães, coordenador do movimento Direitos Já!, comentou que “em um momento em que a democracia está em risco, é essencial que os representantes dos Poderes Legislativo e Judiciário tenham a oportunidade de dialogar com as Forças Armadas”.
“E que ele possa ser feito de forma pública, aos olhos e ouvidos da sociedade, é mais importante ainda”, continuou, em entrevista concedida ao HP.
No próximo sábado (13), às 19h, o Direitos Já! fará um debate online com o general Carlos Alberto dos Santos Cruz, a ministra e ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia, o apresentador Luciano Huck, a ex-ministra do Meio Ambiente, Marina Silva e o deputado federal Alessandro Molon (PSB-RJ).
“Estamos trazendo a sociedade civil, lideranças políticas e representantes das instituições” para defender a democracia. “É a democracia que vai permitir que os embates e que os distintos projetos políticos e de nação possam seguir vivos. Nesse momento, devemos defender a democracia para que haja espaço para as nossas diferenças”.
Fernando destacou a participação das Forças Armadas no debate. “Nós precisamos construir esse diálogo com as Forças Armadas, que tem um papel de grande responsabilidade. Esse é um momento de fortalecimento das instituições e todas elas têm o seu papel”, apontou.
“Acho que o general Santos Cruz vai trazer uma grande contribuição nessa construção. Certamente ele é um general que tem muita influência e tem um papel privilegiado nessa construção”, afirmou.
Santos Cruz tem se posicionado a favor da democracia e contra a “interpretação” bolsonarista de que o artigo 142 da Constituição dá às Forças Armadas a condição de “Poder Moderador”.
O coordenador do Direitos Já! disse que a participação de uma ministra do STF também ajuda a desmascarar essa interpretação golpista. “Isso é muito importante quando se chega ao ponto em que um jurista está desvirtuando a Constituição com uma interpretação errônea do artigo 142”.
“Esse diálogo com ministros e ex-ministros do Supremo é muito importante. Sempre que for possível nós vamos convidá-los para participar dos debates”, garantiu. No debate do último sábado (6) participou o ex-presidente do STF, Nelson Jobim.
Guimarães avalia que “a frente democrática está se consolidando a cada dia. Eu acho que esse é o resumo do debate: tivemos lideranças do DEM, do PSDB, do PT, do PCdoB e todos caminharam com muita sintonia na construção dessa frente ampla. A gente tem gestos de lideranças de todos os partidos compromissados com a democracia e com essa construção”.
“Cada vez a frente ampla é mais consistente, e esse é um processo que não tem volta”, concluiu.
O debate será transmitido na página de Facebook do Direitos Já!
PEDRO BIANCO