Ato do movimento Direitos Já! em defesa da instalação da CPI da Pandemia e contra as perseguições de Bolsonaro contará com a participação de 14 partidos, lideranças políticas e religiosas e entidades da sociedade civil.
O Youtuber Felipe Neto, contra o qual Jair Bolsonaro tentou usar a Lei de Segurança Nacional (LSN) para não ser chamado de “genocida”, também participará do evento virtual, marcado para a sexta-feira (26), às 14 h.
O evento será transmitido pelo Facebook do Direitos Já!: www.facebook.com/direitosjaforumpelademocracia
Representantes e parlamentares de 14 partidos participarão do ato “CPI da Pandemia, desagravo ao Felipe Neto, pela liberdade de expressão”. São eles: PSDB, MDB, PSD, Avante, Solidariedade, PV, Rede Sustentabilidade, Cidadania, Podemos, PSB, PDT, PCdoB, PT, PSol.
De acordo com a organização do evento, o intuito é “dar celeridade à instalação da CPI da Pandemia, junto aos membros do Congresso”.
A manifestação “também reafirmará o posicionamento desse grupo de total repúdio a qualquer forma de cerceamento à liberdade de expressão, com desagravo ao youtuber e comunicador digital Felipe Neto – que sofreu represálias, por meio de intimação policial, por ter criticado o presidente da República”.
Participarão do evento os senadores Omar Aziz (PSD-AM), Randolfe Rodrigues (Rede-AP), Eliziane Gama (Cidadania-MA) e Simone Tebet (MDB-MS) e os deputados federais Alessandro Molon (PSB-RJ), Alexandre Padilha (PT-SP), ex-ministro da Saúde, André Figueiredo (PDT-CE), Fernanda Melchionna (PSOL/RS), Jandira Feghali (PCdoB/RJ), José Guimarães (PT-CE), José Guimarães (PT/CE), José Nelto (Podemos/GO) e Raul Henry (MDB-PE).
Os presidentes partidários Bruno Araújo (PE), que também é deputado federal, do PSDB, Roberto Freire, do Cidadania, Carlos Siqueira, do PSB, Carlos Lupi, do PDT, José Luiz Penna, do PV, Juliano Medeiros, do PSol, Luciana Santos, do PCdoB e vice-governadora de Pernambuco, o porta-voz da Rede, Pedro Ivo, e o presidente estadual do Avante de São Paulo, Campos Machado, também participarão do ato virtual.
A live contará com a presença do ex-presidente da Câmara dos Deputados, Aldo Rebelo (Solidariedade), da ex-ministra do Meio Ambiente, Marina Silva (Rede), do ex-deputado federal Eduardo Jorge (PV), do ex-governador do Ceará, Ciro Gomes (PDT) e do ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT).
O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Felipe Santa Cruz, o presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), Iago Montalvão, o escritor Fernando Mangabeira, a jornalista a Hildegard Angel e o padre Júlio Lancellotti, coordenador da Pastoral do Povo da Rua, também confirmaram presença.
Estarão presentes no ato do movimento Direitos Já!, ainda, a cartunista Laerte Coutinho, a Youtuber Nilce Moretto e dezenas de outras lideranças e organizações da sociedade civil.