Diretora do BNDES diz que é hora de reduzir os juros

Luciana Costa, diretora de Infraestrutura do BNDES. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

“O Brasil tem uma das taxas de juros reais mais alta do mundo e ela é uma concorrente direta do nosso investimento”, afirma Luciana Costa

A diretora de Infraestrutura, Transição Energética e Mudança Climática do BNDES, Luciana Costa, afirma que a taxa básica de juros (Selic) é concorrente do investimento em infraestrutura no Brasil e defende que já está na hora do Banco Central (BC) reduzir o nível da Selic, hoje em 15% – o maior patamar em quase 20 anos.

“O desafio é a taxa de juros. O grande insumo, a grande variável de investimento de infraestrutura é a taxa de juros. É o custo do dinheiro. Mais do que regulação e segurança jurídica”, disse Costa, em entrevista à Folha de S.Paulo. “Acho que o Brasil está se preparando para começar a diminuir a taxa de juros. Tenho ouvido muito que tem que começar o ciclo de redução”.

Nesta segunda-feira (6), a expectativa de inflação para 2025 voltou a cair, de 4,81% para 4,80%, conforme o Boletim Focus do BC. No entanto, com os bancos mantendo o nível da Selic esperada para o final deste ano em 15%, a taxa de juros reais (descontada a inflação) chega 10,2% ao ano – desestimulando os investimentos produtivos em prol das aplicações financeiras.

Luciana Costa argumenta que “se a gente reduzir – porque a inflação está sob controle, e não vejo por que a gente continuar subindo a taxa de juros e mantê-la no patamar que está -, o país vai ganhar muito. Acho que está na hora de reduzir, sim, a taxa de juros. A gente já poderia começar [neste ano]”, defende a diretora do BNDES.

“Mesmo com a taxa de juros nesse patamar, a gente conseguiu continuar crescendo. Mas, obviamente, vai ter um limite. Não dá para crescer tanto o investimento em infraestrutura com o nível que [a Selic] está. O Brasil tem uma das taxas de juros reais mais alta do mundo e ela é uma concorrente direta do nosso investimento”, completa. 

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *