O governador de São Paulo, João Doria determinou o fechamento de todos os shoppings da região metropolitana devem fechar até o dia 30 de abril.
Segundo Dória, a ação foi tomada por razões sanitárias e proteção de funcionários, profissionais e clientes. “São medidas preventivas que estamos tomando em relação ao comércio, neste momento exclusivas para shopping centers de pequeno, médio e grande porte na capital e região metropolitana de São Paulo. Não se aplica a shoppings do interior e litoral de SP neste momento”, diz Dória em coletiva no Palácio dos Bandeirantes.
“Não há razão pânico e correria, mas sim de gestão e administração. São medidas preventivas em relação ao comércio, exclusivamente para shoppings centers, de pequeno, médio e grande porte”, declarou. Academias de ginástica na região metropolitana de São Paulo também devem ter as suas portas fechadas até o próximo domingo, dia 22.
Dória ainda fez um alerta aos idosos, grupo de maior risco para o coronavírus: “Pessoas com mais de 60 anos: não saiam de suas casas, mesmo diante de necessidades de abastecimento. Utilizem serviços de delivery, ou recorram a algum parente, ou vizinho. A recomendação é enfática. Não saiam de suas casas, fiquem em casa”.
Outras medidas anunciadas pelo governo de São Paulo são a entrega de medicamentos de alto custo para 300 mil pacientes do estado e parcerias com farmácias da região metropolitana. Segundo Dória, até mil farmácias na capital e Grande São Paulo oferecerão a vacina contra a gripe a partir do dia 13 de abril.
“São medicamentos exatamente para aquelas patologias crônicas e severas, onde idosos estão mais presentes. Eles vão à farmácia mês a mês e recebem a medicação. Mas, em função da nossa epidemia, estaremos acumulando essa entrega de três em três meses para que não precisem vir à farmácia mensalmente e evitar essa aglomeração”, explica o secretário de estado da Saúde, José Henrique Germann.
A campanha oficial do Ministério da Saúde começa antes, no dia 23 de março, quando postos de saúde começarão a imunização. Embora a vacina não ofereça imunidade ao novo coronavírus, ela previne a infecção por outros vírus respiratórios, entre eles H1N1, medida importante para desafogar o sistema de saúde.
Prefeitos interrompem transporte no ABC
Prefeitos de sete cidades da Grande São Paulo decidiram na manhã desta quarta-feira (18), em assembleia extraordinária realizada pelo Consórcio Intermunicipal Grande ABC, suspender temporariamente o serviço de transporte público municipal.
A interrupção do serviço será gradativa, até o dia 28 de março. A partir do dia 29 de março, a suspensão passa a ser total, por período indeterminado, informou o consórcio.
Fazem parte do consórcio as cidades de Santo André, São Caetano, São Bernardo, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.
A medida faz parte de um esforço regional para conter o avanço do novo Coronavírus (Covid-19), que configura pandemia. O consórcio informou que a decisão tem como objetivo minimizar danos à população e preservar vidas no Grande ABC.