Doria exige coerência de Bolsonaro e anuncia leite grátis para 21 mil idosos

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), entre Célia Parnes, secretária de Desenvolvimento Social, José Henrique Germann Ferreira, secretário de Saúde, e Helena Sato, diretora do Centro de Vigilância Epidemiológica - Foto: Governo de São Paulo

O governador de São Paulo, João Dória (PSDB), criticou Jair Bolsonaro por ter voltado a atacar os governadores.

Para Dória, no pronunciamento feito na terça-feira (31) Bolsonaro estava “mais moderado”. Mas na quarta-feira (1) “amanheci preocupado, vendo o mesmo presidente da República, em uma postagem, agredindo os governadores. Em qual presidente nós devemos confiar?”.

“É preciso coerência, presidente. Seja moderado, equilibrado”.

João Dória aconselhou Bolsonaro a não dar ouvidos ao “gabinete do ódio” e não entrar em brigas com “governadores, parlamentares, com o judiciário, com jornalistas, meios de comunicação ou qualquer que se oponha ou formule críticas ao senhor”.

“Coronavírus não escolhe rico ou pobre, não escolhe atleta ou sedentário, militar ou civil, e muito menos petista, bolsonarista ou quem quer que seja. A pandemia, infelizmente, atinge a todos e nós precisamos estar unidos. Não é uma questão política, eleitoral ou partidária. É uma questão humanitária”, concluiu.

Bolsonaro publicou em suas redes sociais um vídeo em que um homem afirma que a Ceasa de Belo Horizonte está desabastecida. “A culpa disso aqui é dos governadores, porque o presidente da República está brigando incessantemente para ter uma paralisação responsável”, diz o homem.

Bolsonaro completa a publicação dizendo que “não é um desentendimento entre o presidente e alguns governadores e alguns prefeitos. São fatos e realidades que devem ser mostradas. Depois da destruição não interessa mostrar culpados”.

A Ceasa de Belo Horizonte não está desabastecida, o homem foi fazer a filmagem no sábado, dia de menor movimento.

João Dória disse que Bolsonaro também precisa liberar “microcrédito aos microempreendedores. É uma parcela da população que também está sofrendo bastante, porque geralmente, eles, em uma ou duas pessoas, e muitas vezes da mesma família, se não tiver acesso a um volume maior de microcrédito, estará na mesma situação que os desvalidos, desempregados, aquelas pessoas que precisam de recurso para sobreviver”.

AMPLIAÇÃO DO PROGRAMA VIVALEITE

O governador anunciou a ampliação do programa Vivaleite, que distribui gratuitamente leite entre as famílias vulneráveis.

“Vamos distribuir leite gratuitamente para 21 mil idosos que estão em abrigos e residências socioassistenciais. Eles vão receber 15 litros de leite enriquecido com ferro e vitaminas por mês e uma suplementação alimentar proteica” específica para idosos.

Durante o anúncio, Dória enfatizou que as pessoas devem seguir “a orientação da medicina, a orientação científica. Fique em casa”.

Segundo o Ministério da Saúde, o número de mortos pelo coronavírus no país subiu para 240, aumento de 39 mortes em 24 horas. Em São Paulo são 136 mortos.

O número de casos confirmados se elevou para 6.836, aumento de 1.121 diagnósticos em apenas um dia.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *