
A Associação Brasileira de Imprensa (ABI) divulgou nota, nesta segunda-feira (24), sobre o atentado de Roberto Jefferson contra policiais e a agressão de apoiadores bolsonaristas ao cinegrafista da Inter TV, Rogério de Paula. Jefferson, aliado de primeira ordem de Bolsonaro, atentou com tiros e granadas contra policiais federais que cumpriam mandado de prisão.
“Toda a violência a que brasileiras e brasileiros assistem estarrecidos é fruto direto do clima de ódio plantado e pregado há tempos pela irresponsabilidade do atual mandatário do país”, diz a nota.
Para a ABI, os acontecimentos representam uma nova investida contra a democracia e a liberdade de imprensa. “Diante desse quadro, a Associação Brasileira de Imprensa (ABI), com seu centenário compromisso de defesa do Estado Democrático de Direito, ao mesmo tempo em que se solidariza com todas as vítimas dos últimos atentados, vem alertar: É momento de dar um basta ao clima de hostilidade e de afronta às instituições públicas, e assegurar as condições para a efetiva convivência democrática em nosso país”.
“As eleições do próximo domingo serão decididas pelo voto, e não com agressões, tiros e granadas”, conclui a nota.