É TETRA! – Corinthians derrota o Vasco no Maracanã e conquista a Copa do Brasil

Foto: Reprodução/GETV

Com gols de Yuri Alberto e Memphis, time alvinegro ergue a taça pela quarta vez na história do torneio.

O Maracanã foi palco de uma noite histórica para o Corinthians. Neste domingo (21), diante de 63 mil torcedores vascaínos e cerca de 4 mil corintianos que invadiram o Rio, o Timão venceu o Vasco por 2 a 1, sagrou-se tetracampeão da Copa do Brasil e encerrou um jejum de 16 anos sem levantar a taça da competição. Os gols da vitória foram marcados por Yuri Alberto, no primeiro tempo, e por Memphis Depay, na etapa final. Nuno Moreira descontou para a equipe cruzmaltina.

A conquista corintiana, a quarta após os títulos de 1995, 2002 e 2009, veio com a marca da eficiência e da tranquilidade tática. Sob o comando de Dorival Júnior, o time paulista soube neutralizar a posse de bola do Vasco – que chegou a ter 56% de domínio no primeiro tempo – e foi letal nos momentos decisivos, confirmando o planejamento que priorizava a solidez defensiva e os contragolpes rápidos.

No primeiro tempo, enquanto o Vasco, empurrado pela torcida, buscava o controle do jogo, o Corinthians se mantinha compacto. A estratégia alvinegra deu frutos aos 18 minutos. Matheuzinho lançou Yuri Alberto pela esquerda, e o atacante dominou com categoria antes de bater cruzado, sem chances para Léo Jardim. O gol deu confiança aos visitantes, que ainda viram Yuri Alberto perder uma chance clara para ampliar.

Aos 41 minutos, após boa jogada de Gómez pela esquerda, Nuno Moreira subiu sozinho na pequena área para cabecear no canto e empatar o jogo, levando o Maracanã ao delírio no intervalo.

O segundo tempo manteve a tensão, com o Vasco pressionando, mas esbarrando na organização defensiva corintiana. A jogada do título veio aos 62 minutos. Em construção iniciada por Breno Bidon, Matheuzinho encontrou Yuri Alberto dentro da área. Desta vez, o camisa 9 optou pelo passe e serviu Memphis Depay, que só precisou empurrar para o gol vazio, decretando o 2 a 1.

Com o título da Copa do Brasil, o Corinthians garantiu vaga na fase de grupos da Libertadores 2026. O time também vai disputar a Supercopa Rei (nome atual da Supercopa do Brasil) diante do Flamengo, atual campeão brasileiro. O jogo inicialmente está marcado para 24 de janeiro, mas pode mudar de data. O local também não está definido.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *