“Espero que eu possa contribuir com o novo governo que assume no dia 1º de janeiro 2023, colocando a serviço do Brasil todo esse conhecimento acumulado ao longo de mais de 20 anos”, declarou
O economista José Luis Oreiro, professor Associado do Departamento de Economia da UNB, Pesquisador do CNPq e Coordenador do Grupo de Pesquisa Macroeconomia Estruturalista do Desenvolviment, se destacou no ranking da AD Scientific Index 2023 na 17ª posição entre os economistas no Brasil e no 44º lugar na América Latina. O AD Scientific Index se baseia exclusivamente no desempenho científico individual dos pesquisadores, os mais produtivos e mais influentes, em universidades e instituições de mais de 200 países.
“Eu fiquei muito satisfeito com esse ranking da AD Scientific Index”, declarou José Luis Oreiro ao HP. “Isso reflete os anos de dedicação que tenho tido à pesquisa científica com artigos publicados em revistas científicas no Brasil e no exterior na área de macroeconomia e desenvolvimento econômico e eu espero que eu possa contribuir com a área econômica do novo governo que assume no dia 1º de janeiro 2023, colocando a serviço do Brasil todo esse conhecimento acumulado ao longo de mais de 20 anos”.
Segundo explicou Oreiro, “esse é um índice objetivo, não é subjetivo, não é criado por mim. É um índice que avalia o impacto da produção científica de um determinado pesquisador. Esse ranking é feito com três itens, o primeiro é o número total de citações dos artigos do pesquisador, o segundo é o índice H que mede o número de artigos que têm o número equivalente de citações , por exemplo, se o H é 35, significa que o pesquisador tem 35 artigos com pelo menos 35 citações, e tem o índice i10 que mede o número de artigos que tem pelo menos 10 citações . Trata-se de um ranking elaborado de maneira objetiva que compara de maneira objetiva a produção científica dos pesquisadores”.
De acordo com o AD Scientific Index, são analisados estudos acadêmicos de 216 países, 19.525 universidades/instituições e 1.200.035 cientistas e se baseia no desempenho científico dos indivíduos em diversos ramos.