
O candidato do PSOL Edmilson Rodrigues derrotou o bolsonarista Delegado Eguchi (Patriota), e foi eleito prefeito de Belém. Com 98,56% das urnas apuradas, o resultado foi confirmado, às 17h40.
Edmilson Rodrigues – que uniu em sua campanha uma ampla coligação (PSOL, PT, PCdoB, PDT, PCB, Rede e UP) – já foi prefeito de Belém por duas vezes – entre 1997 e 2000, e entre 2001 a 2004 -, deputado estadual, por três legislaturas, e deputado federal por dois mandatos.
Durante sua campanha, o candidato teve um amplo apoio de diversos setores da sociedade paraense, profissionais de várias áreas, como da educação, da saúde, cultura, advogados, geógrafos, assistentes sociais, entre outros.
Entre os artistas, Edmilson conseguiu angariar o apoio dos nomes mais expressivos da cultura paraense, mas também de nomes de expressão nacional, como Chico Buarque, Caetano Veloso, Fafá de Belém, Gaby Amarantos, e a paraense Dona Onete, entre outros.
“Agradeço muito a cada uma e a cada um que se engajou na defesa de um projeto de cidade feliz e humana”, afirmou o prefeito eleito em seu Twitter.
A eleição de Edmilson revela mais uma derrota do presidente Bolsonaro. Além do apoio do presidente, Eguchi também defendeu em sua campanha as ideias e posturas de Bolsonaro diante de temas como o combate à pandemia do coronavíruas e o descaso com os trabalhadores, afirmando que em seu governo os empresários é que iam ter vez e que quem recebe auxílios sociais, como o Bolsa Família e o auxílio emergencial “são vagabundos”.