Rodrigo Neves (PDT), candidato à Prefeitura de Niterói, recebeu o apoio do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes [PSD], reeleito no primeiro turno com mais de 60% dos votos. No entanto, o encontro agendado entre Paes e Neves, previsto para à noite de quinta-feira [10], para lançamento do “Pacto Niterói-Rio pela Democracia, Boa Gestão e Desenvolvimento Sustentável”, precisou ser adiado. O postulante do PDT teve uma agenda de última hora em Brasília, onde se encontrou com o presidente Lula [PT]. Por conta da ida à capital federal, Rodrigo não conseguiu retornar a tempo para se reunir com Paes.
Além de reforçar a campanha de Rodrigo, o objetivo do encontro é compartilhar experiências sobre as gestões de ambos nas prefeituras do Rio e Niterói, que foram bem avaliadas pela população, e traçar metas para o futuro sustentável das cidades.
Outro reforço recebido pelo pedetista neste segundo turno veio do deputado federal Alessandro Molon e do PSB. Além do apoio de Molon, que é presidente estadual da legenda, o deputado estadual Carlos Minc e a vereadora eleita pelo PSB no Rio de Janeiro, Tatiana Roque, estiveram ao lado de Neves durante uma caminhada na Zona Sul de Niterói.
Rodrigo, que ficou a apenas 1,5% de decidir a eleição no domingo, concorre com o bolsonarista Carlos Jordy [PL]. Ao conquistar 48,47% dos votos válidos, confirmando o seu favoritismo, o candidato do PDT agradeceu aos eleitores e anunciou o apoio da deputada Talíria Petrone à sua campanha. Talíria também concorreu à Prefeitura de Niterói pelo PSol, recebendo a confiança de 35.948 eleitores. “Eu não poderia deixar de vir aqui agradecer a cada um e a cada uma de vocês pela energia e dedicação nessas semanas e porque eu tive a maior votação das três eleições que eu disputei para prefeito de nossa cidade”.
“Quero dizer a vocês que vencemos em todas as regiões da cidade. Na Zona Norte, Zona Sul, Região Oceânica, Região Leste, Pendotiba e Largo da Batalha. Vocês estão vendo que eu estou sem voz. Mas eu quero dizer para vocês que a deputada Talíria fez um ato há pouco aqui e já anunciou, independentemente da posição do seu partido, que vai votar no 12 no segundo turno”, disse Rodrigo.
O atual prefeito, que já comandou Niterói por duas vezes [2012 e 2020], tem como vice na chapa Isabel Swan [PV]. Os dois integram a coligação “Por Amor a Niterói”, formada pelos partidos PDT, PT, PCdoB, PV, PSDB, CIDADANIA, MDB, UNIÃO, SOLIDARIEDADE, REPUBLICANOS, AGIR, PRD e PSD.
Ao longo da campanha, ele destacou seus planos para saúde, educação e cultura, com o compromisso de construir centros regionais de exames e especialidades e ampliar o número de médicos na rede pública, reafirmando a saúde como prioridade. O investimento municipal no setor cresceu de R$ 50 milhões, em 2013, para R$ 800 milhões em 2023.