Em nome do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), que está em isolamento por ter contraído Covid-19, o presidente em exercício, Antonio Anastasia (PSD-MG), enviou uma carta pedindo desculpas para o presidente da China, Xi Jinping, pelos ataques feitos pelo deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho de Jair Bolsonaro, e reafirmando que “a experiência adquirida pela China será de fundamental importância para o combate” do coronavírus.
Através de seu Twitter, Eduardo Bolsonaro acusou o governo e o Partido Comunista Chinês de estarem escondendo informações sobre a pandemia, o que estaria custando vidas. Mesmo com a resposta dos chineses, o filho de Jair Bolsonaro insistiu na calúnia.
Os líderes do Senado expressaram, em nome de todo o Congresso Nacional, a Xi Jinping “e a todo o povo chinês, nosso respeito, solidariedade e também nossas desculpas, reafirmando que nenhum obstáculo poderá separar nossos povos no combate a uma doença tão intensa e arrasadora que muito nos assusta e comove pelas sucessivas e danosas consequências que sabemos, transcendem ao corpo”.
Alcolumbre e Anastasia chamam a atenção para a “dramática realidade internacional, contexto em que a cooperação entre as nações se destaca como condição inarredável para a melhor solução possível da presente crise que vivenciamos”.
“A experiência adquirida pela China será de fundamental importância para o combate, no Brasil e no Mundo, dessa grave enfermidade, sobretudo no tratamento prioritário ao fornecimento de equipamentos e insumos que possam ajudar na verdadeira ‘guerra’ que todos somos parte e, verdadeiramente, estamos do mesmo lado”, afirmam os senadores.