
A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) participou, em Pequim, do Intercâmbio Sindical Internacional promovido pela Federação Nacional dos Sindicatos da China (ACFTU), a maior organização sindical do mundo, que em 2025 completa 100 anos. A delegação da CTB foi composta por Márcio Ayer, Eremi Melo, Hermelino Neto e José Antunes, e acompanhou também dirigentes das centrais CUT, Força Sindical, UGT, NCST e CSB.
O grupo integrou o Seminário de Intercâmbio de Líderes Sindicais China-Brasil, voltado ao compartilhamento de experiências sobre a modernização chinesa, além de atividades políticas, culturais e de integração.
“Estou aqui representando a CTB como secretário de comércio e serviços, em um processo de aprendizado coletivo, no qual a experiência chinesa nos inspira a refletir sobre os caminhos da organização sindical no Brasil. É um momento de fortalecer laços, conhecer novas realidades e reafirmar o compromisso com a luta dos trabalhadores”, afirmou Márcio Ayer.
O intercâmbio celebrou também os 50 anos das relações diplomáticas entre Brasil e China. Durante o encontro, os sindicalistas foram recebidos na Assembleia Popular da China, participaram de seminários sobre os cem anos da ACFTU, a digitalização dos sindicatos e a organização de trabalhadores em novas formas de trabalho, como as plataformas digitais.
“Vimos com nossos próprios olhos um modelo de desenvolvimento que inspira. A China, embora também tenha iniciado tardiamente seu desenvolvimento industrial, vivenciou um processo muito melhor ordenado, com distribuição de renda, garantia crescente de direitos e a manutenção, há quase 40 anos, de uma taxa de desemprego de aproximadamente 5% – uma virtual situação de pleno emprego”.
Ele também relatou como o país asiático tem enfrentado a questão das plataformas digitais. “Enquanto no Ocidente a revolução digital tem sido utilizada para aprofundar a precarização e as formas de exploração do trabalho, a China avança na contramão do neoliberalismo, com leis específicas para garantir a dignidade desses profissionais”, pontuou.
Em relação a esse tema, a CTB destaca a recém-aprovada iniciativa da OIT (Organização Internacional do Trabalho) para criação de uma Convenção Internacional do Trabalho Decente na Economia de Plataformas, resultado de uma articulação liderada pelo sindicalismo brasileiro.
“Trata-se de um marco na luta por direitos para milhões de entregadores, motoristas de aplicativos, diaristas e também comerciários que hoje atuam na economia digital”, afirmou.
Para Ayer, o encontro tem ainda uma importância pela dimensão geopolítica da cooperação sindical entre os dois países: “A parceria estratégica entre a China e o Brasil, sob a liderança dos presidentes Lula e Xi Jinping, é fundamental para construir uma nova ordem mundial baseada no respeito mútuo e na prosperidade comum”.
“Voltamos mais fortes, com a certeza de que o intercâmbio sindical e a solidariedade internacional são nossas ferramentas mais poderosas. Seguiremos trabalhando para que os laços firmados nesta viagem se traduzam em conquistas reais para os trabalhadores do Brasil e da China”, concluiu Ayer.