Trabalhadores da Embraer: luta não termina com decisão que aprovou venda para Boeing

Trabalhadores seguiram em passeata até o local onde acontecia a Assembleia Extraordinária dos acionistas

Os funcionários da Embraer, trabalhadores de diversas categorias e sindicalistas protestaram nesta terça-feira (26) contra a venda da Embraer para a Boeing.

Na Assembleia Geral Extraordinária realizada hoje, os acionistas da Embraer aprovaram o acordo sobre a venda para a norte-americana Boeing. A assembléia de hoje foi uma das etapas finais do negócio, que dependia da aprovação dos acionistas. A próxima etapa é a autorização das autoridades regulatórias.  

O sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos denuncia que a venda é “um crime contra o país e coloca sob ameaça milhares de empregos, a indústria aeronáutica e a soberania do país no setor”.

A manifestação começou em frente à portaria principal da Embraer e percorreu cerca de dois quilômetros até o prédio administrativo da empresa, onde acontecia a assembleia dos acionistas.

“Nossa luta não termina com a decisão dos acionistas. Vamos continuar denunciando à sociedade os efeitos da venda da Embraer para a Boeing, um verdadeiro crime lesa-pátria. Vamos tentar reverter este processo em todas as instâncias possíveis”, afirmou o diretor do Sindicato, Herbert Claros.

Para Altino Prazeres, representante da CSP-Conlutas, “isso vai tirar do Brasil anos de investimento e acúmulo tecnológico e aumentar nossa dependência em relação aos Estados Unidos”.

Os sindicatos dos metalúrgicos de São José dos Campos, Araraquara e Botucatu informaram que vão entrar com recurso contra a decisão da presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª. Região, Therezinha Cazerta, responsável por ter cassado a liminar que suspendia a Assembleia. As entidades também consideram que a Assembleia ocorreu em um ambiente irregular e, por isso, será questionada na Justiça pelos sindicatos.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *