
Extrapolou completamente suas atribuições para defender o criminoso Bolsonaro
A Embaixada dos Estados Unidos no Brasil extrapolou completamente as suas funções e achou que pode desrespeitar impunemente a soberania brasileira. Decidiu fazer provocações contra a Justiça do Brasil.
Ela deixou de ser um órgão diplomático e publicou, nesta segunda-feira (14), uma nota em sua conta oficial no X na qual critica indevidamente decisões tomadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e manifesta apoio ao golpista Jair Bolsonaro, que está sendo julgado por vários crimes pela mais alta corte do país.
O governo brasileiro certamente deverá tomar medidas cabíveis no caso, para colocar a embaixada americana no seu devido lugar. No comunicado, atribuído ao chefe da Casa Branca, Donald Trump, o órgão do governo norte-americano afirma, sem nenhuma prova, que há ataques à liberdade de expressão no Brasil e promete consequências diplomáticas. Esta afronta em defesa de criminosos veio logo em seguida ao ataque unilateral de Trump que impôs ao país, na última quarta-feira (9), o tarifaço de 50% sobre os produtos brasileiros.
Parecendo achar que o Brasil é uma terra sem lei e sem soberania, a embaixada seguiu na linha do “bufão” da Casa Branca, que pensa que pode ameaçar o mundo inteiro com tarifas, inclusive o Brasil. “Esta carta é para informar que, devido aos ataques vergonhosos contra Jair Bolsonaro e à liberdade de expressão no Brasil, estamos impondo sanções ao Supremo Tribunal Federal e ao governo Lula. Estas ações devem cessar imediatamente, e as tradições do povo brasileiro devem ser respeitadas”, diz o texto publicado.
O desrespeito aos brasileiros e o ataque às empresas do país por parte de Trump recebeu o repúdio de toda a sociedade. O governo Lula uniu o Brasil e respondeu que o país não aceitará ser tutelado por ninguém. Os empresários se reuniram em torno do governo para enfrentar juntos o ataque americano. A mídia, praticamente em sua totalidade, saiu em defesa do Brasil, contra os traidores da pátria e as provocações americanas. A população foi para as ruas protestar contra a intromissão dos EUA nos assuntos do Brasil e a família bolsonaro e seus seguidores se desmoralizaram completamente como verdadeiros “Silvérios dos Reis”.
O Supremo Tribunal Federal (STF) também se posicionou e já deu mostras que não se intimida frente às chantagens do governo americano. A corte deu andamento ao julgamento dos criminosos, defendidos por Trump, que pretendiam dar um golpe de Estado no Brasil e assassinar autoridades, entre elas o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, o vice, Geraldo Alckmin e o ministro Alexandre de Moraes, do STF.
O presidente da corte, Luiz Roberto Barroso, divulgou nota afirmando que o Judiciário brasileiro, “como as demais instituições do país, o Judiciário está ao lado dos que trabalham a favor do Brasil e está aqui para defendê-lo”.