A Embraer anunciou a produção do primeiro protótipo de carro voador em tamanho real no Brasil. Os detalhes do projeto foram divulgados por Daniel Moczydlower, presidente da Embraer-X, braço de inovação da Embraer.
A montagem do carro voador pela Eve Air Mobility, empresa de mobilidade urbana da Embraer, será feita em Taubaté, no interior de São Paulo, e deve começar ainda este ano. O primeiro vôo do protótipo em tamanho real também está prevista para 2024. Batizado de eVTOL, ou “veículo de pouso de decolagem vertical”, foi projetado com propulsor elétrico para emissão zero de carbono, redução de 80% na emissão de dióxido de carbono.
A companhia já produziu um modelo de escala 1:3 da nova aeronave, similar a um drone grande. “Agora, vamos produzir o veículo de verdade, que iremos usar no futuro”, afirmou Moczydlower.
A diferença entre a aeronave e os helicópteros, que também são um tipo de veículo com pouso e decolagem verticais, é que o eVTOL tem asas fixas, são movidos a eletricidade e tem o transporte focado em passageiros para distâncias curtas – na mesma cidade ou vizinhas.
Nesta etapa do projeto, o veículo poderá obter certificação com a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) e a previsão é que comece a voar como táxi aéreo em 2026. A Embraer já recebeu cerca de 3 mil encomendas de seu carro voador.
Algumas das empresas interessadas no carro voador oferecem translado aéreo para aeroportos por meio de um aplicativo. O problema é que, hoje em dia, as viagens são caras e custam entre R$ 2.500 e R$ 3.500 por pessoa.
A ideia é utilizar os eVTOL para reduzir os custos das viagens e acelerar o ecossistema de mobilidade urbana aérea. Cada unidade do Eve 01 custa US$ 3 milhões (cerca de R$ 15 milhões). Inicialmente, o veículo poderá transportar quatro passageiros, com possibilidade de encaixar seis pessoas nas configurações autônomas.
A aeronave é totalmente elétrica e tem autonomia de 100 quilômetros — suficiente para operar nas principais rotas de curta distância.