
Objetivo é adaptar a aeronave militar brasileira C-390 Millennium às exigências da Força Aérea Indiana. Bosco da Costa Junior, presidente da Embraer Defesa & Segurança, disse que “é salutar esta cooperação global Sul-Sul”
A Embraer anunciou nesta sexta-feira (9) a assinatura de um acordo de cooperação com a empresa indiana Mahindra Defence Systems. O setor da empresa brasileira responsável pelo projeto é a Embraer Defesa & Segurança. A Embraer e a Mahindra irão interagir com a Força Aérea Indiana para identificar os próximos passos do programa Aeronaves de Transporte Médio (ATM), bem como entrar em contato com a indústria aeroespacial local na Índia para começar a desenvolver o plano de industrialização do projeto.
O objetivo do acordo é de cumprir os requisitos da Força Aérea Indiana para a aquisição de aeronaves de transporte médio multimissão em seu próximo projeto de aquisição de Aeronaves de Transporte Médio (MTA). A aeronave C-390 poderá ser selecionada pela Força Aérea Indiana, uma vez que a participação de um parceiro local era um requisito do projeto. A aeronave militar C-390 Millenium poderá se adaptar às exigências da Força Aérea Indiana como forma de participar do próximo processo de aquisição de aeronaves de transporte médio.
A Mahindra Defense Systems se concentra em veículos blindados e produtos relacionados à segurança, incluindo eletrônicos. A Embraer tem uma presença forte na Índia nas áreas de defesa, aviação comercial e aviação executiva. Em agosto de 2023, a Embraer realizou o C-390 Millennium Day em Nova Déli, para aprofundar o engajamento com a indústria aeroespacial local, evento que contou com grande participação da cadeia de produção indiana.
“A Índia é um mercado-chave para a Embraer e nós apoiamos totalmente a visão da Índia para se tornar autossuficiente (Atmanirbhar Bharat). Vemos essa parceria como símbolo de fortalecimento das relações entre Brasil e Índia e uma forma de promover a cooperação global Sul-Sul”, afirmou Bosco da Costa Junior, Presidente da Embraer Defesa & Segurança. “A Índia tem uma indústria de defesa e aeroespacial diversa e forte e escolhemos a Mahindra como nosso parceiro para competirmos em conjunto no programa MTA”, acrescentou o executivo.
“O C-390 Millenium é a aeronave militar mais avançada do mercado e acreditamos que essa parceria vai não apenas reforçar a habilidade operacional da Força Aérea Indiana, mas também proporcionar uma solução de industrialização eficiente completamente alinhada com os objetivos do ‘Make in India’”, afirmou Vinod Sahay, Presidente do Setor Aeroespacial e de Defesa e Membro do Conselho Executivo do Grupo – M&M.
O C-390 Millenium é a nova geração de aeronave militar de transporte multimissão que traz mobilidade incomparável, alta produtividade e flexibilidade de operação a baixos custos operacionais, em uma combinação imbatível. Desde a entrada em operação na Força Aérea Brasileira, em 2019, e mais recentemente na Força Aérea Portuguesa, em 2023, o C-390 comprovou sua capacidade, confiabilidade e desempenho.
A atual frota de aeronaves em operação acumula mais de 11.500 horas de voo, com disponibilidade operacional em torno de 80% e taxas de conclusão de missão acima de 99%, demonstrando excepcional produtividade na categoria. O C-390 Millenium alcançou a Capacidade Operacional Completa (Full Operacional Capability – FOC na sigla em inglês) pela Força Aérea Brasileira em 2023, que endossa a capacidade da plataforma de realizar todas as missões para as quais foi projetada.
Até o momento o C-390 Millenium foi selecionado pelo Brasil, Portugal, Hungria, Holanda, Áustria, República Tcheca e, mais recentemente, Coreia do Sul.
O C-390 pode transportar mais carga útil (26 toneladas) em comparação com outras aeronaves de transporte militar de médio porte e voa a 870 km/h (470 nós). É capaz de realizar uma ampla gama de missões, como transporte e lançamento de cargas e tropas, evacuação aeromédica, busca e salvamento, combate a incêndios e missões humanitárias, operando inclusive em pistas não pavimentadas, em superfícies como terra compactada e cascalho. A colaboração em torno do C-390 Millennium trará a mais recente tecnologia em termos de aeronaves aeroespaciais e de transporte militar para a Índia.