A empresa também assinou contrato com a Finep para a conclusão das novas tecnologias que serão utilizadas no radar SABER M200 Multimissão
A Embraer assinou um contrato com o Exército brasileiro, no valor de R$ 102 milhões, para a entrega de uma unidade de radar de vigilância (SABER M200 Vigilante), já na configuração de série.
A empresa aérea assinou outro, no valor de R$ 147 milhões, junto à Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) para a conclusão das novas tecnologias que serão utilizadas no radar SABER M200 Multimissão.
“A assinatura deste contrato reforça o nosso compromisso no desenvolvimento de equipamentos e soluções com alto conteúdo tecnológico nacional”, comemora o presidente da Embraer Defesa & Segurança, Bosco da Costa Junior.
O acordo com o Exército ocorreu durante a Feira Nacional de Defesa e Segurança, realizada no início de dezembro de 2024.
Segundo nota divulgada pela Embraer, o Exército Brasileiro será o primeiro operador do radar SABER M200 visando a aplicação de defesa antiaérea de baixa e média altura.
“O equipamento utiliza tecnologia avançada e nacional de processamento de sinais para detectar e rastrear posições, trajetórias de aeronaves e classificar os alvos aéreos, o que garante maior autonomia da força terrestre em relação aos seus sistemas de defesa antiaérea”, explica a companhia aérea brasileira. “Além disso, possui gerador de energia integrado, o que facilita o seu transporte, seja por via terrestre ou aérea”.
A Embraer também afirma que “o processo prevê ainda a continuidade da avaliação técnica e operacional do equipamento e seu futuro emprego nas unidades de Artilharia Antiaérea do Exército Brasileiro”.
No caso do radar SABER M200 Multimissão, a líder internacional na indústria aeroespacial afirma que o “equipamento tático transportável, otimizado para defesa aérea de média altura, vigilância e alerta aéreo antecipado com a identificação amigo ou inimigo (IFF) e controle de tráfego aéreo militar, ampliará as capacidades operacionais com objetivo de garantir a prontidão para os futuros sistemas de defesa aérea a serem empregados em benefício das Forças Armadas brasileiras”, informa a Embraer.
O presidente da Finep, Celso Pansera, afirma que “o apoio da Finep ao desenvolvimento do Radar M200 multimissão representa a continuidade de uma longa tradição de apoio ao desenvolvimento de uma família de radares pelo Exército Brasileiro”, disse.
“O Radar M200 Multimissão será instrumento fundamental para constituirmos um Sistema de Defesa Antiaérea de Média Altura, essencial para fortalecer a capacidade de dissuasão de nosso país”, conclui.