O A-29 Super Tucano é a aeronave multimissão mais eficaz em sua categoria, equipada com tecnologia de ponta para identificação precisa de alvos, sistemas de armas e um conjunto abrangente de comunicações
A brasileira Embraer, uma das empresas líderes da indústria aeroespacial mundial, anunciou na terça-feira (11), a ampliação das missões do Super Tucano A-29 ao adicionar o combate a ameaças modernas não tripuladas de forma eficaz e acessível. É o caça brasileiro com capacidade de abater drones, instrumento militar cada vez mais utilizado nas guerras contemporâneas.
Aproveitando os recursos operacionais do A-29 e novos sensores, incluindo “datalinks” específicos para receber coordenadas iniciais e direcionamento de alvos, o sensor Eletro-Óptico/Infravermelho (EO/IR) para rastreamento e designação a laser, os drones são detectados. Os sensores da aeronave recebem as coordenadas iniciais do alvo e, a partir disso, o sistema eletro-óptico/infravermelho é acionado para localizar o drone.
Com o alvo designado, o piloto pode realizar o disparo com foguetes guiados a laser ou com as metralhadoras.50 instaladas nas asas, capazes de neutralizar sistemas aéreos não tripulados. O Conceito Operacional (CONOPS) definido pela Embraer permitirá que operadores atuais e futuros do A-29 adicionem missões de combate a Sistemas Aéreos Não Tripulados (SANTs) aos seus perfis operacionais sempre que necessário.
“Continuamos a expandir as capacidades do A-29 para cumprir com as missões mais recentes enfrentadas por muitas nações ao redor do mundo”, disse Bosco da Costa Junior, presidente da Embraer Defesa & Segurança. “Os desafios contínuos na guerra moderna e os conflitos recentes em todo o mundo demonstraram a necessidade urgente de soluções para combater SANTs. O A-29 é a ferramenta ideal para enfrentar sistemas aéreos não tripulados de forma eficaz e de baixo custo, somando ao já extenso conjunto de missões da aeronave, que inclui apoio aéreo aproximado, reconhecimento armado, treinamento avançado e muitas outras”, acrescentou.
O A-29 Super Tucano é uma aeronave turboélice versátil e potente, conhecida por seu design robusto e durável, que permite realizar operações a partir de pistas não pavimentadas e em bases avançadas em ambientes austeros e terrenos acidentados. É o líder global em sua categoria, com mais de 600.000 horas de voo.
A aeronave cumpre uma ampla gama de missões, como treinamento avançado de pilotos, apoio aéreo aproximado (CAS, na sigla em inglês), patrulha aérea, interdição aérea, treinamento de controladores de ataque conjunto, Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (IVR) armado, vigilância de fronteiras e escolta aérea. Devido a essa combinação inigualável de capacidades e flexibilidade operacional, combinada com seu custo de ciclo de vida econômico, o Super Tucano foi selecionado por 22 forças aéreas em todo o mundo.
O A-29 Super Tucano é a aeronave multimissão mais eficaz em sua categoria, equipada com tecnologia de ponta para identificação precisa de alvos, sistemas de armas e um conjunto abrangente de comunicações. Sua capacidade é ainda ampliada por sistemas aviônicos avançados de interface homem-máquina (HMI, sigla em inglês), integrados a uma estrutura robusta capaz de operar sem infraestrutura. Além disso, a aeronave tem requisitos de manutenção reduzidos, e oferece alto nível de confiabilidade, disponibilidade e integridade estrutural, com baixos custos do ciclo de vida.
A corrida por soluções antidrone movimenta bilhões em pesquisa e desenvolvimento na indústria de defesa, impulsionada pela demanda crescente de governos por alternativas rápidas e de menor custo para lidar com esses sistemas modernos. Recentemente, o Comitê de Catalogação da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) reconheceu o Super Tucano.
Fonte: Embraer











