Encontro por uma saúde pública gratuita, universal e de qualidade, com a presença do ex-presidente, acontece na sexta-feira (5) na Casa de Portugal, no centro de São Paulo
Na próxima sexta-feira (5), Dia Nacional da Saúde, acontece em São Paulo (SP), a etapa nacional da Conferência Livre, Democrática e Popular de Saúde que lançará a Agenda de diretrizes para a Política de Saúde do Brasil. Na ocasião também acontece ato em defesa do SUS (Sistema Único de Saúde), com a presença do ex-presidente Lula, líder nas pesquisas de intenção de voto para a presidência nas eleições 2022.
A etapa nacional reúne profissionais, pesquisadores, gestores da saúde, usuários do SUS, lideranças sociais e políticas. A mobilização começou em 7 de abril, Dia Mundial da Saúde, com iniciativa da Frente pela Vida. Desde então foram realizadas mais de 120 atividades, entre virtuais e presenciais.
De acordo com Ronald Ferreira dos Santos, coordenador nacional da comissão de saúde do PCdoB, a agenda é estratégica. “Para o PCdoB trata-se de uma agenda estratégica, a combinação da defesa do Direito a saúde com a participação popular. As diferentes frentes de atuação do PCdoB foram mobilizadas para contribuir na elevação do lugar da defesa da vida e do SUS que o processo da Conferência se propôs”, afirmou.
DIREITO À SAÚDE
A conferência popular visa recolocar no centro do debate o direito à saúde, à vida e a um meio ambiente saudável, aproveitando o cenário eleitoral para debater e propor saídas para a crise sanitária, econômica e social do país. As deliberações irão se somar ao processo preparatório da 17ª Conferência Nacional de Saúde, a ser organizada pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS)em 2023.
As atividades serão transmitidas pela TV Abrasco e demais canais e instituições integrantes e parceiras da Frente Pela Vida. Confira abaixo a programação!