Os moradores de um condomínio na Pompeia, Zona Oeste de São Paulo, denunciam a Enel pela perda de eletrodomésticos após a empresa errar a voltagem do prédio no último sábado (22).
Depois das chuvas que atingiram São Paulo, a empresa foi acionada para religar a rede na Rua Guaíra, que registrou rompimento de cabos de alta tensão e transformou a voltagem de 110V para 220V, danificando os aparelhos de cerca de 80 moradores, que pedem o ressarcimento pelos danos.
De acordo com Luiz Arone, síndico do prédio, “a gente não sabe qual vai ser o tamanho do prejuízo”. Em declaração ao ‘Globo’, Arone afirmou que “liberamos o salão de festas, com a geladeira e o freezer, para as pessoas colocarem as coisas (perecíveis) que puderem. Ainda mais porque é um tempo de compras de natal. São três prejuízos. O equipamento eletrônico perdido, as compras e ainda mais o tempo que gastou indo ao mercado.”
A Enel Distribuição São Paulo informou que regularizou a voltagem no endereço informado e que entrou em contato com os moradores para “apoiar a solicitação”.
A chuva de sábado deixou mais de 100 mil imóveis sem luz. A maioria dos clientes impactados estavam nas zonas Leste, sendo, Vila Prudente, Itaquera, São Mateus e Carrão. Além da zona Norte, sendo Brasilândia e Tremembé.
De acordo com a Defesa Civil, a Grande São Paulo registrou 148 chamados de queda de árvores, 120 pontos de alagamento/enchente e 8 desmoronamentos, entre a tarde de sábado e a manhã de domingo.
Na capital, as regiões de Itaquera, Itaim Paulista e da Penha, na Zona Leste, ficaram em estado de ‘alerta’ para alagamentos ao longo da tarde, um nível mais sensível de cautela, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências da prefeitura.
No Centro de São Paulo, parte do teto do Terminal Bandeira desabou por conta da chuva.