Com 1.072.224 votos (55,49%), Renato Casagrande (PSB) foi eleito governador do Espírito Santo no primeiro turno. Manato, do PSL, com 525.973 votos (27,22%), ficou em segundo e Jackeline Rocha, do PT, 142.654 votos (7,38%), em terceiro.
Entre os seus projetos, Casagrande enfatizou a obra do Aquaviário como prioritária, com o objetivo de “integrar o Aquaviário ao sistema Transcol nos próximos quatro anos”. Transcol é o sistema metropolitano de transporte coletivo integrado na região metropolitana de Vitória.
Casagrande destacou ainda as seguintes atuações de seu governo: agricultura, defesa da mulher, tratamento de lixo, recuperação de rodovias, mobilidade urbana, previdência social, geração de emprego, saúde e construções de presídios.
Ele prometeu retomar o programa “Estado Presente”, ligado à segurança pública. Ele defendeu a redução do tempo de espera por uma consulta e mudar a lei de promoção dos militares.
Casagrande afirmou que todas as punições e perseguições ocorridas com os policiais militares grevistas serão revertidas.
A declaração refere-se aos 23 policiais militares que sofreram punições devido à greve da PM, realizada em fevereiro de 2017. O candidato afirmou que reverterá o que ficou evidente como perseguição política, destacando que a tarefa de um governante é evitar injustiça.
Na área da segurança pública, Casagrande pensa em retomar o programa Estado Presente, com a meta de criar uma rede com mais segurança e monitoramento que, em seu governo, tirou os capixabas da lista de estados mais violentos do Brasil.