Escolas homenageiam Léa Garcia e Paulo César Pinheiro no segundo dia de desfiles em São Paulo

Foto: Mariana Pekin/Uol

O segundo dia de desfiles do Grupo Especial do Carnaval de São Paulo, entre a noite de sábado (14) e a madrugada deste domingo (15), consolidou a tônica política e cultural que marcou a abertura da festa no Anhembi.

A Império de Casa Verde abriu a noite com um desfile sobre as joias afro-brasileiras e a tradição dos balangandãs, conectando a ourivesaria africana ao período da escravidão e às lutas por liberdade. Ao celebrar o empoderamento feminino negro, a escola apostou em fantasias ricas e alegorias douradas, destacando o papel das mulheres negras como guardiãs de cultura e resistência.

A Gaviões da Fiel levou à avenida uma grandiosa exaltação aos povos indígenas e à relação entre humanidade e natureza. Com um abre-alas de grandes proporções, a escola defendeu a harmonia entre seres humanos, animais e plantas.

A Mocidade Alegre homenageou a atriz Léa Garcia, símbolo do cinema brasileiro e da presença negra nas artes. Apesar da correria no final para cumprir o tempo regulamentar, a escola se destacou pelo impacto visual de suas alegorias e pela valorização da trajetória de uma das maiores artistas negras do país.

Outras escolas também apresentaram propostas distintas, mas igualmente conectadas a debates culturais contemporâneos. A Águia de Ouro explorou a cidade de Amsterdã, a Estrela do Terceiro Milênio homenageou o compositor Paulo César Pinheiro, a Tom Maior abordou a figura de Chico Xavier e a Camisa Verde e Branco encerrou a noite com um enredo sobre Exu e a liberdade religiosa, embora tenha sido penalizada por problemas com seu último carro alegórico.

Com o encerramento do segundo dia de desfiles, o Carnaval paulistano segue no domingo (15) com a apresentação das últimas escolas do Grupo Especial, completando a disputa pelo título deste ano.

Neste domingo (15), desfilam no Anhembi as escolas:

Camisa 12 – 21h00; Unidos de Vila Maria – 22h00; Acadêmicos do Tucuruvi – 23h00; Mancha Verde – 00h00; Nenê de Vila Matilde – 01h00; Pérola Negra – 02h00; Dom Bosco de Itaquera – 03h00.

A campeã do Carnaval de São Paulo será conhecida na terça-feira (17), após a apuração das notas no Sambódromo do Anhembi.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *