O Santander foi o banco com maior índice de reclamações no terceiro trimestre de 2017, entre 10 bancos com mais de 4 milhões de clientes, conforme dados do Banco Central, divulgados na segunda-feira (16), sobre o ranking que inclui bancos e financeiras. Com seus quase 39 milhões de clientes, foram 1.600 reclamações no período, o que determinou um índice de 41,23.
Os principais motivos das queixas no trimestre foram relativas a “integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços” e ocorrências relativas “a oferta ou prestação de informações a respeito de produtos e serviços de forma inadequada”.
O ranking do BC inclui, além do Santander e Votorantim, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Itaú, Bradesco, Banrisul, Banco do Nordeste, Pernambucanas Financiadoras e Midway S.A.
Em segundo lugar aparece o Banco Votorantim com um índice de 32,05, que correspondeu a 130 reclamações, relativas a um total de cerca de 4 milhões de clientes.
Em terceiro lugar aparece a Caixa Econômica Federal que com 86,6 milhões de clientes e um total de 2.764 reclamações ficou com um índice de 31,88. Na quarta posição aparece o Bradesco com índice de 23,99, seguida pelo Banco do Brasil com 22,00 de índice. Na sexta posição aparece o Itaú com índice de 17,20.
O índice é determinado pelo número de reclamações reguladas procedentes, dividido pelo número de clientes e multiplicado por 1.000.000.
O espanhol Banco Santander lucrou 37% no segundo trimestre de 2017, em comparação com o mesmo período do ano passado, graças ao Brasil. Aqui, o lucro do Santander no período cresceu 29,3%, alavancado pelos juros altos do BC, redução de despesas, demissões de funcionários e alta das tarifas.