
Presidente informou que recebeu telefonema do ucraniano e que vai conversar com ele
O presidente Lula informou que vai conversar com Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia, e espera que “agora ele esteja preocupado com a paz”.
“Essa semana tem um telefonema do Zelensky para mim, vou conversar com o Zelensky. Eu espero que agora ele esteja preocupado com a paz, porque até então ele não estava. Até então ele achava que o Putin tinha que aceitar o acordo do jeito que ele queria. Não é assim”, afirmou.
“Ninguém é o senhor da razão que acha que pode impor sua vontade aos outros. Em um conflito como esse, se os dois estiverem dispostos a negociar, vai ser muito melhor para a Ucrânia, para a Rússia, para a Europa e muito melhor para o mundo”, continuou.
Durante entrevista coletiva em Hanói, capital do Vietnã, Lula falou que o ex-presidente dos EUA, Joe Biden “devia ter tomado” a decisão agora feita por Donald Trump de discutir o fim da guerra entre Rússia e Ucrânia.
“Eu poderia ser radical contra Trump, mas na medida que o Trump toma a decisão de discutir a paz entre Rússia e Ucrânia, que o Biden deveria ter tomado, eu sou obrigado a dizer que o Trump está no caminho certo”, disse Lula.
“Nós fizemos uma crítica contundente à ocupação territorial que a Rússia fez para a Ucrânia. E nos colocamos à disposição para buscar a paz entre a Rússia e a Ucrânia. Naquele instante, a gente dizia que não era possível conversar apenas com o Zelensky. Era necessário colocar os dois numa mesa”, apontou.
De acordo com Lula, com a continuidade da guerra “a Europa corre o risco de voltar a investir em arma para se armar. Segundo o presidente, ela corre o risco de ter que bancar a manutenção da Otan. Terceiro, ela corre o risco de ter que financiar a guerra da Ucrânia. E quarto, ela corre o risco de ter que reconstruir o desastre da guerra”.
Lula foi crítico à atuação da União Europeia. “Sempre disse que a construção da União Europeia foi um monumento à democracia. E, infelizmente, eles estão jogando ao mar, na minha opinião, por se apressar”, disse ele.