Espírito Santo descarta exigir prescrição médica para vacinação de crianças contra a Covid-19

Governador Renato Casagrande e secretário Nésio Fernandes imunizam jovem no Espírito Santo - Foto: Governo ES

O governo do Espírito Santo anunciou a dispensa da exigência de indicação médica para vacinação de crianças contra a Covid-19. A medida tomada para impedir a sabotagem da vacinação das crianças realizada pelo governo Bolsonaro foi anunciada pelo governador Renato Casagrande e referendada pelo secretário de Saúde, Nésio Fernandes.  

“No Espírito Santo não será exigido prescrição médica para aplicação de vacinas aprovadas pela Anvisa em crianças de 5 a 11 anos. A segurança da imunização é incontestável e os resultados comprovam sua eficácia. Para vencer a Covid-19 precisamos proteger a todos”, disse o governador capixaba.

“Todas as vacinas aprovadas e autorizadas para uso em crianças pela Anvisa estarão respaldadas pelo ato. Assim que chegarem as vacinas, vacinem seus filhos, eles não merecem o vírus como estratégia de saúde pública, merecem vacinas. O vírus pode custar a vida deles”, defendeu Nésio.

A decisão foi estabelecida em resolução da Comissão Intergestora Bipartite e recomendada pelo Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde) e Conasems (Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde).

Segundo o secretário, a “decisão foi construída/recomendada pelo Conass e Conasems, devendo ser adotada em todo o Brasil ao longo da semana. Os estados e municípios tem competência concorrente ao Ministério da Saúde no tema. Desta forma, podemos encerrar polêmicas desnecessárias”.

Ele explicou que “a imunidade pela vacina é a medida protetora mais segura e eficaz. Aqui em casa, nossos quatro filhos serão todos vacinados por qualquer vacina aprovada pela Anvisa”.

Nésio defendeu ainda o uso da vacina CoronaVac na imunização das crianças. “Esperamos a aprovação da CoronaVac, já usada em diversos países, produzida pelo Instituto Butantan, para uso em idades pediátricas no Brasil”.

Compartilhe

Uma resposta

  1. todos os governadores(27) de bom senso devem seguir a ciencia e vacinar todas as crianças entre 5 e 11 anos. no Brasil nunca se exigiu prescrição médica para todas as vacinas exigidas para crianças e adultos. de repente, um IMBECIL(bolsonaro), negacionista, que subverter a ordem e privar as pessoas de baixo poder aquisitivo de imunizarem suas crianças contra a covid19.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *