Estudantes convocam atos contra a perseguição das escolas

Atos ocorrerão em todas as regiões do país. Na foto, mobilização dos estudantes gaúchos em plenária no último sábado - Foto: Divulgação UMESPA

Por todo o país, estudantes secundaristas e universitários convocam protestos para a próxim quinta-feira, 28 de março contra as políticas de retrocesso na educação, em defesa da paz e da democracia nas escolas.

Os atos estão sendo convocados por entidades estudantis de todas as regiões do país. Em São Paulo, a União Nacional dos Estudantes (UNE), a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), a União Municipal dos Estudantes secundaristas (UMES) e a União Estadual dos Estudantes (UEE-SP), convocaram a manifestação na Avenida Paulista a partir das 9 horas.

“Mais do que nunca, precisamos construir o movimento estudantil de todos os setores democráticos e progressistas para fortalecer a organização de jovens e estudantes em torno da defesa de nossa soberania, dos direitos sociais, da educação pública e democracia”, defendem os estudantes.

“Convocamos a juventude, os estudantes secundaristas, universitários e pós-graduandos, jovens trabalhadores, da cultura, da comunicação, das periferias e dos centros para o Ato unificado. Para eles, a violência, as armas e a censura. Para nós, a liberdade, democracia, direito, educação, trabalho e paz!”, conclamam os estudantes.

Em Porto Alegre, o ato também conta com a convocação da União dos Estudantes Gaúchos (Uges) e da União dos Estudantes de Porto Alegre (Umespa). No último sábado, eles realizaram uma plenária com representantes de escolas de diversas regiões do estado.

A data escolhida pelos estudantes para os protestos relembra a memória do estudante secundarista Edson Luis, morto em 28 de março de 1968 pela ditadura militar durante protesto no restaurante estudantil Calabouço, centro do Rio de Janeiro.  

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *