Só neste ano já ocorreram no país 199 tiroteios em massa – aqueles em que há quatro ou mais pessoas feridas ou mortas – de acordo com Gun Violence Archive
Um homem armado matou oito pessoas e feriu outras sete, três gravemente, em um tiroteio em um shopping na cidade de Allen no Texas, nos Estados Unidos, antes de ser morto a tiros por policiais que atendiam a outra emergência próxima, informaram as autoridades locais.
O ataque aconteceu em um centro comercial movimentado da cidade de Allen, a 40 km de Dallas, durante a tarde do sábado (6). A polícia diz acreditar que o atirador tenha agido sozinho. Ele foi morto por um policial do lado de fora do estabelecimento.
Sete pessoas foram encontradas mortas no local do crime e duas morreram durante atendimento em hospitais. Outras sete pessoas foram hospitalizadas e três estão em estado grave, informou o chefe do Departamento de Bombeiros de Allen, Jonathan Boyd.
“Encontramos sete pessoas mortas no local [incluído o autor da chacina]. Transportamos nove pessoas para o hospital. Das que transportamos, duas morreram desde então”, disse Boyd.
A identidade do atirador não foi divulgada. Seu corpo, caído na calçada, foi um dos sete corpos encontrados no shopping quando mais policiais chegaram. Entre os feridos levados para hospitais próximos, “três estão passando por cirurgia de emergência e quatro” estão estáveis, segundo o chefe dos bombeiros.
Uma das vítimas tem 5 anos, disse um funcionário do hospital à emissora NBC News. O governador do Texas, Greg Abbott, chamou o tiroteio em massa de “uma tragédia indescritível”.
Com mais armas de fogo do que pessoas, os Estados Unidos têm a maior taxa de mortes por armas de fogo de que qualquer país desenvolvido: 49 mil em 2021, contra 45 mil no ano anterior.
Este ano já ocorreram no país mais de 199 tiroteios em massa – definidos como aqueles em que há quatro ou mais pessoas feridas ou mortas em um evento –, de acordo com a organização Gun Violence Archive.