Artigo do site de notícias americano, The Grayzone, expõe a conexão das manifestações no Nepal com a agência do governo americano, Fundação Nacional para a Democracia (National Endowment for Democracy, NED)
Documentos sigilosos vazados evidenciam que o governo americano financiou secretamente os grupos de jovens do Nepal que propiciaram um violento golpe de Estado no país em setembro deste ano, os chamados pela mídia mundial de “protestos da Geração Z”. Os documentos demonstram que o governo dos EUA gastou milhares de dólares com um programa de tutelagem para golpistas nepalenses.
Os violentos protestos mataram mais de 77 pessoas, na maioria policiais, e deixaram mais de 2000 feridos. O primeiro-ministro nepalês, Khadga Prasad Oli, foi forçado a renunciar. Rajyalaxmi Chitrakar, a esposa de outro ex-primeiro-ministro nepalês, Jhala Nath Khanal, morreu queimada viva quando sua casa foi cercada e incendiada pelos golpistas.
Os documentos mostram que uma divisão da NED, o Instituto Republicano Internacional (International Republican Institute, IRI), executou uma operação clandestina com o objetivo de “cultivar uma rede” nepalesa de jovens ativistas políticos para “se tornar uma força importante no apoio aos interesses dos EUA”.
De acordo com os documentos vazados, o programa feito pelo IRI “oferece treinamentos abrangentes sobre como lançar campanhas de defesa e protestos”. O mesmo IRI já foi acusada de financiar um golpe em Bangladesh em agosto de 2024.
Os protestos no Nepal aconteceram quando autoridades nepalesas, citando o descumprimento por parte das plataformas de redes sociais às leis locais, bloquearam o acesso às redes no país. Redes sociais como o Facebook, o YouTube e o Twitter ficaram fora do ar.
A NED tinha tanta influência nesses grupos organizados de manifestantes que o próprio IRI selecionava questões de acordo dos interesses dos EUA, para “garantir que as preocupações dos EUA com a democracia do Nepal seriam resolvidas”, como escrito em um relatório do IRI.
A NED é uma “ONG” financiada pelo Departamento de Estado dos EUA, sua principal função é financiar movimentos em outros países para “apoiar iniciativas democráticas”. Críticos acusam a organização de assumir funções que anteriormente eram desempenhadas pela CIA, como a derrubada de governos, e já foram acusados várias vezes de influenciar a política de outros países, sabotando a soberania de outras nações no interesse da hegemonia americana.
Outro país que a NED foi acusada de influenciar é a Ucrânia, eles teriam gasto milhões de dólares com grupos políticos anti-Rússia. De acordo com o The Grayzone, aconteceram manifestações semelhantes no México, nas Filipinas e na Indonésia.
EUA financiou manifestações de golpistas no Nepal










