Uma dupla de policiais de Oklahoma, nos EUA, assassinou um homem surdo na noite de terça-feira (19). De acordo com os oficiais, o disparo contra o “suspeito” se deu porque Magdiel Sánchez (35) não cumpriu a ordem que exigia que ele deitasse no chão.
Sánchez sofreu dois disparos. O primeiro por parte do tenente Matthew Lindsey, que o atingiu com uma arma de choque. O segundo disparo foi feito pelo sargento Christopher Barnes, com uma arma de fogo contra Magdiel, que não resistiu e morreu antes de chegar ao serviço de emergência. Sánchez foi morto em frente a sua casa, apesar da tentativa de seu vizinho, que aos gritos, informava aos policiais que Sánchez era um homem surdo.
Magdiel não tinha antecedentes criminais, conforme noticiou a Associated Press, e sua comunicação se dava basicamente por sinais (Libras). Para o vizinho da vítima, Julio Rayos, Sánchez se aproximou dos policiais ao perceber que não estava conseguindo se comunicar. Outra vizinha, Jolie Guebara, disse que era comum ver Sánchez perto de sua casa com uma espécie de bastão utilizado para afastar cães de rua. Ela também explicou que normalmente se comunicava com ele através de bilhetes.
Ao relatar o ocorrido, a chefe da Polícia de Oklahoma, capitã Bo Mathews, disse que a polícia buscava o pai de Sánchez, supostamente envolvido em um acidente de trânsito. O primeiro oficial a chegar no local foi Lindsey, que pediu reforços depois de encontrar a vítima sentada na varanda de sua casa.
“Quando chegou a unidade de reforço” os oficiais “começaram a dar instruções para que o indivíduo soltasse uma barra e deitasse no chão”, relatou na quarta-feira a capitã Mathews. Sánchez, não compreendendo nada, ficou de pé e se dirigiu em direção aos agentes na tentativa de se comunicar. Ao mesmo tempo, seu vizinho exortou aos policiais, afirmando que ele não podia escutá-los por ser surdo. Os policiais, ignorando o vizinho, dispararam contra a vítima.
A polícia, inicialmente, disse que ele carregava uma barra de ferro, mas depois alterou sua versão dizendo que ele portava um cano.