EUA: professores do Arizona em greve por salário e verba para o ensino público

Professores do ensino público no Estado do Arizona, em greve por salário e mais recursos para educação, participam do 1º de Maio

No estado americano do Arizona, os professores se manifestaram em comemoração ao 1º de Maio e dando sequência à greve por melhores salários e mais recursos para a educação pública, movimento iniciado na quinta-feira (26). Com a pressão dos professores, o governador do estado, Doug Ducey, anunciou, ainda no primeiro de maio, que assinaria um acordo atendendo parcialmente as reivindicações.

“Nossa luta não acabou”, afirmou a professora e uma das organizadoras do movimento grevista, Rebecca Garelli, ao comentar a assinatura do possível acordo.

A greve dos professores do Arizona seguiu a revolta observada em outros estados dos EUA, onde os salários dos professores estão entre os mais baixos do país, a exemplo da Virginia Ocidental, Kentucky e Oklahoma. A greve dos professores nesses estados foi a maior do setor dos últimos 30 anos, e resultou em aumento salarial de 5% na Virgínia e cerca de 10% em Oklahoma.

O acordo do governo prevê aumentar o financiamento da educação em US$ 400 milhões. Os recursos adicionais não incluem as equipes de apoio, que recebem cerca de um salário mínimo, assim como não prevê aumentos anuais especificados para os professores mais experientes.

 

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *