O Departamento de Justiça dos Estados Unidos anunciou na quinta-feira (25), após uma suspensão de quase duas décadas, o restabelecimento das execuções de pessoas condenadas à pena de morte por tribunais federais.
A última execução realizada a nível federal ocorreu em 18 de março de 2003. A informação é dos dados do Death Penalty Information Center, que tem sido citado pela comunicação social norte-americana.
O Departamento de Justiça informou, através de um comunicado, que adotou um novo protocolo para o uso de injeção letal. Foram dadas instruções à agência federal de prisões para retomar as execuções.
O procurador-geral dos EUA, William Barr, que dirige o Departamento de Justiça, ordenou ao diretor interino da agência federal de prisões, Hugh Hurwitz, que agendasse as primeiras cinco execuções de condenados que estão no corredor da morte numa prisão federal no Estado de Indiana. A Associated Press noticia que os condenados serão executados a partir do próximo mês de dezembro.
Barack Obama havia pedido ao Departamento de Justiça, entre 2011 e 2014, que revisse os programas de execução de pena de morte, devido a questões relacionadas com as drogas letais usadas nas execuções. Agora, o mesmo Departamento anuncia que as revisões estão feitas e as execuções podem ser retomadas.