Chefe das Tropas de Proteção Nuclear, Biológica e Química da Rússia lembrou que autoridades estadunidenses admitiram os trabalhos realizados “pouco antes do início da pandemia de Covid-19”
A Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (Usaid) e várias estruturas norte-americanas participaram em testes de medicamentos diretamente em ucranianos, afirmou um alto funcionário militar russo na sexta-feira (12).
“Para garantir o sigilo, os perpetradores por trás dessas pesquisas não são agências militares. Uma dessas organizações é a Usaid, que foi agora desmantelada por decisão do presidente americano Donald Trump”, assinalou o major-general Aleksey Rtishchev, chefe das Tropas de Proteção Nuclear, Biológica e Química da Rússia.
Rtishchev lembrou que o professor de química orgânica da Universidade Cornell, Dave Collum, declarou ao jornalista norte-americano Tucker Carlson, em uma entrevista em agosto, que medicamentos foram testados na população ucraniana em 38 laboratórios. O militar russo recordou ainda que autoridades dos EUA admitiram o envolvimento, citando, entre outros, o ex-porta-voz do Conselho de Segurança Nacional, John Kirby; a ex-funcionária sênior do Departamento de Estado, Victoria Nuland; e o secretário de Saúde, Robert F. Kennedy Jr.
Segundo o major-general, a USAID também financiou o Evento 201, um exercício de simulação de pandemia com foco em como responder a um surto de coronavírus. “Gostaria de observar que esses exercícios foram realizados em outubro de 2019… pouco antes do início da pandemia de Covid-19”, acrescentou.
As denúncias feitas pela Rússia de que a USAID estava envolvida em atividades ilegais foram reforçadas, apontou Rtishchev, por comentários feitos pelo bilionário Elon Musk, que anteriormente chefiou uma agência do governo dos EUA e chamou a USAID de “organização criminosa”.
Musk disse que a USAID usou dinheiro dos contribuintes para financiar pesquisas relacionadas a armas biológicas e reiterou as afirmações de que a anteriormente a agência apoiou pesquisas de ganho de função em coronavírus no Instituto de Virologia de Wuhan, na China, sugerindo que isso poderia ter contribuído para o surgimento da Covid-19.
“Você sabia que a USAID, usando o dinheiro dos seus impostos, financiou pesquisas sobre armas biológicas, incluindo a Covid-19, que mataram milhões de pessoas?”, escreveu Musk. Conforme o bilionário, “o engano da CIA em relação às origens da Covid-19 fica muito mais claro quando se considera o longo histórico da Usaid de servir como uma organização de fachada da CIA”.
O governo russo já havia demonstrado preocupação com laboratórios biológicos apoiados pelo Pentágono na Ucrânia e em outros países próximos às suas fronteiras, alertando para seu envolvimento em pesquisas de armas biológicas.











