Ele ainda não anunciou seu novo destino partidário. Recentemente ele passou a ser cogitado para ser vice na chapa de Lula ao Planalto
O ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, anunciou nesta quarta-feira (15) que está deixando o PSDB. O político agradeceu ao partido e disse que, durante 33 anos de filiação, atuou como “um soldado sempre pronto para combater o bom combate”. Em nota, o diretório municipal do PSDB confirmou a saída de Alckmin e desejou “felicidades ao ex-governador em suas novas jornadas”.
“Tempo de mudança”, acrescentou o ex-governador. Pelas redes sociais, o experiente político paulista disse que está na hora de traçar um novo caminho. “Jamais esqueci a lição do meu pai. Respeito às pessoas, lealdade aos princípios e firmeza de caráter. Só com esses valores é possível construir uma vida pública decente”, afirmou.
“Quero agradecer aos meus companheiros de jornada. Vocês foram muito importantes nessa travessia. Valeu cada obstáculo vencido, cada momento vivido, cada conquista feita. Em breve, anunciarei meus próximos passos”, acrescentou Geraldo Alckmin que almeja retornar ao Palácio Bandeirantes, além de estar sendo sondado para ser vice na chapa de Lula ao Planalto.
Em conversa reservada com dirigentes da Força Sindical, Lula deu sinal verde para uma mobilização de sindicalistas em defesa de uma chapa com ele como candidato a presidente e, como vice, o ex-governador Geraldo Alckmin, de saída do PSDB. Questionado por sindicalistas do que achava dessa conversa com Alckmin, Lula foi direto: “O cara é bom. Continuem insistindo para compor a chapa. Foi bom para São Paulo como governador e vai ser bom vice para o Brasil. O Alckmin é uma pessoa honesta”.
Alckmin foi fiador a entrada do atual governador do estado, João Doria, no PSDB, mas depois ele se afastaram politicamente. Doria apoiará Rodrigo Garcia, vice-governador recém-filiado ao PSDB para o governo. Esse movimento foi bancado politicamente por Doria e, na prática, impediu a possibilidade de Alckmin tentar mais uma vez disputar o comando do Palácio dos Bandeirantes pela legenda em 2022.