Soldados do exército nacional sírios, apoiados por guerrilheiros libaneses, derrotaram e expulsaram os terroristas do Estado Islâmico (EI) da cidade de Abu Kamal, nas proximidades da fronteira síria com o Iraque, informou o site de notícias SANA. Abu Kamal é uma cidade estratégica e constituía o último bastião do grupo terrorista na Síria.
A cidade se localiza na província de Deir ez Zor e estava sob pressão das forças governamentais há alguns meses. Os helicópteros da Força Aérea iraquiana prestaram suporte às unidades militares da síria ao passo que guerrilheiros libaneses fustigavam os terroristas que tentavam bater em retirada.
Como consequência da retomada da cidade de Abu Kamal, os repórteres da SANA noticiaram que a ofensiva contra os terroristas deverá fortalecer as posições do governo na fronteira, sobretudo na região próxima à cidade de Al Kaim, na província iraquiana de Anbar, onde o governo iraquiano também está promovendo uma ofensiva contra o Daesh (EI).
Segundo material publicado pelo articulista uruguaio Diego Olivera, no portal aporrea, o triunfo do exército sírio em Abu Kemal representa uma derrota para os EUA e OTAN, que tentaram porém não conseguiram o controle do território.
Ainda na semana passada, as tropas sírias assumiram o controle total de Deir ez Zor, a maior e mais importante cidade ao leste do país. A luta empreendida pelas tropas do governo também foi apoiada pela Rússia e Irã.
Um pouco antes, no dia 14 de outubro, as Forças Armadas da Síria recuperaram o controle da cidade de Mayadin, ex-fortaleza do grupo terrorista, também com apoio da Força Aérea Russa.
O presidente da Sociedade Russa para a Amizade e Cooperação Empresarial com os Países Árabes, Viacheslav Matuzzo, espera que “a ofensiva de Abu Kamal coloque fim à guerra com o Estado Islâmico”.