É a primeira operação comercial do Centro de Lançamento de Alcântara, no Maranhão
A Força Aérea Brasileira (FAB) marcou para o sábado (22) o lançamento do foguete sul-coreano HANBIT-Nano, que será a primeira operação comercial do Centro de Lançamento de Alcântara, no Maranhão. É uma parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB).
Segundo a FAB, “o evento marca a entrada do Brasil no mercado global de lançamentos espaciais, abrindo novos caminhos para geração de renda e investimento no segmento”.
A Aeronáutica explicou em nota que começou a fase de integração das cargas úteis do foguete na segunda-feira (10). “Nesta fase, são realizados testes e verificações que asseguram uma conexão correta entre a carga útil — satélites e experimentos — e o veículo lançador, confirmando que cada equipamento está estabilizado e funcional para o momento do voo”, diz o comunicado.
“Essa evolução inaugura um círculo virtuoso para o Programa Espacial Brasileiro, promovendo maior investimento no segmento, impulsionando o desenvolvimento tecnológico do país e fortalecendo a soberania do Brasil no setor”, avalia o diretor-geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) da FAB, tenente-brigadeiro do ar Ricardo Augusto Fonseca Neubert.
Também foi confirmado que a carga útil embarcada será composta por cinco satélites e três experimentos. Alguns dos desenvolvedores dos satélites são a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a Agência Espacial Brasileira (AEB), assim como empresas brasileiras e estrangeiras.
A data do lançamento poderá ser alterada por conta da condição meteorológica.











