Após a resposta do Irã contra Israel, Aeronáutica anunciou que está de prontidão para atender demandas de resgate nas áreas de conflito
A FAB (Força Aérea Brasileira) informou, neste domingo (14), que está “preparada e pronta” para operações de repatriação de brasileiros que queiram voltar para o território nacional.
Na noite de sábado (13), o Irã lançou mísseis e drones contra Israel, como resposta ao ataque israelense contra a embaixada iraniana em Damasco (Síria) no início de abril.
“A Força Aérea Brasileira informa que, em razão dos últimos acontecimentos registrados no Oriente Médio, encontra-se preparada e pronta para atender a quaisquer demandas de resgate de brasileiros nas áreas de conflito”, declarou a FAB por meio de nota enviada à imprensa.
De acordo com a Aeronáutica, desde sábado, tripulações e aeronaves estão em “constante prontidão” para “se fazer presente onde o Brasil precisar”.
“A FAB ressalta, ainda, que sua permanente preparação diz respeito à atuação a qualquer hora, devendo ser acionada pelas autoridades competentes, não somente em relação às missões específicas, mas a quaisquer necessidades, sendo es prontidão ininterrupta para agir em apoio à sociedade”, ressaltou.
ESCALADA
O Irã atirou contra Israel drones e mísseis de cruzeiro neste sábado (13). Trata-se da resposta ao bombardeio israelense executado no início do mês à embaixada do Irã, na Síria.
O ataque de Israel à embaixada do Irã foi em 1º de abril e matou Mohammad Reza Zahedi, comandante sênior da Guarda Revolucionária do Irã. Outros 6 membros da Guarda Revolucionária forma mortos, entre eles mais 2 comandantes.
Após o ataque, o Irã comunicou ao Conselho de Segurança da ONU que tem direito de responder à ação.