Aeronáutica empenha sua estrutura no enfrentamento de mais uma tragédia no país. 700 mil hectares já foram queimados. O avião, considerado o cargueiro mais rápido e moderno do mundo, carrega 12 mil litros de água
A Força Aérea Brasileira (FAB) está dando uma ajuda decisiva no combate aos incêndios na região do Pantanal. Usando o maior avião produzido na América Latina, o KC-390, fabricado pela empresa brasileira Embraer, a FAB realiza voos com 12 mil litros de água no combate às queimadas que castigam a região.
APOIO AOS BOMBEIROS
Não é a primeira vez que a FAB ajuda em combate a incêndios. O Chile já solicitou ajuda ao Brasil para combater incêndios em 2014. Nessa oportunidade, foram lançados mais de 500 mil litros de água na região de Bío-Bío, uma das mais afetadas.
O avião, considerado o cargueiro mais rápido e moderno do mundo, é capaz de grandes operações. Nesta caso ele conta com uma caixa d’água gigante, que é chamada tecnicamente de Sistema Modular Aerotransportável de Combate a Incêndios (MAFFS). Com um tubo que projeta água pela porta traseira, a água é despejada em grande quantidade contra a área afetada pelo fogo.
AERONAVE MULTIMISSÃO
Desenvolvido à pedido da FAB, o KC-390 é uma aeronave multimissão de transporte e reabastecimento em voo, projetado para substituir a frota brasileira do avião norte-americano Hércules C-130. O KC-390 pode transportar 80 soldados plenamente equipados, 66 paraquedistas ou 74 macas em configuração de evacuação aeromédica. A capacidade máxima de carga é 26 toneladas.
A aeronave do 1° Grupo de Transporte de Tropa demonstra consistentemente sua capacidade de realizar essas missões com excelência”, ressaltou o Comandante do Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT) – Esquadrão Zeus – Tenente-Coronel Aviador Bruno Americo Pereira.
O sistema oferece maior precisão, aumentando significativamente a eficácia das operações de combate a incêndios, informa o comandante. Além disso, o reservatório em solo – local utilizado para fazer o reabastecimento de água na aeronave – tem capacidade para 22 mil litros de água.
O secretário de Justiça e Segurança Pública, Antonio Carlos Videira, afirmou que o emprego do KC-390 no combate ao fogo é essencial neste momento. “Muito importante e imprescindível este apoio aéreo, porque vamos conseguir fazer lançamento em grande quantidade de água em áreas de difícil acesso. Nós temos alguns focos de incêndios hoje que é impossível chegar com os brigadistas e bombeiros militares”, comemora.
700 MIL HECTARES QUEIMADOS
Segundo dados do Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (LASA-UFRJ), quase 700 mil hectares foram consumidos pelo fogo neste ano no bioma. A presença do cargueiro de grande porte está sendo considerada de grande ajuda para enfrentar o desastre que ocorre na região.
Com uma espécie de caixa d’água gigante e um compartimento modular, os militares conseguem fazer sobrevoos baixos e lançar rajadas de água sobre o fogo.
No Brasil, o KC-390 foi utilizado em duas recentes situações de desastres. No auge da crise da segunda onda da pandemia de Covid, em janeiro de 2021, Manaus registrou falta de oxigênio hospitalar para atender pacientes em estado grave.
Pacientes morreram pela falta do insumo. À época, o KC-390 foi um dos aviões da FAB carregados com cilindros de oxigênio que chegou a Manaus em meio à crise na saúde pública do estado do Norte.