A Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados da Petrobrás, a Fafen, localizada na cidade de Araucária (PR) abrirá vagas para a contratação de 3 mil trabalhadores. Após ter sido desativada na gestão Bolsonaro, em 2020, a fábrica voltou a operar em julho do ano passado, após pressão e luta dos trabalhadores petroleiros e petroquímicos.
O deputado Zeca Dirceu (PT-PR), essas três mil vagas devem atender 32 contratos de serviços na fase do retorno operacional, o que inclui os trabalhadores da Fafen Araucária e de empresas contratadas. “Após a retomada das atividades, quanto a planta já estiver funcionando, serão 700 empregos diretos”, afirma.
Para o deputado, “é mais uma ótima notícia aos trabalhadores paranaenses e aos produtores que num curto prazo terão acesso a insumos mais baratos. A decisão do presidente Lula de reabrir a fábrica foi acertada, urgente e necessária”.
“Por isso, lutamos tanto pela reabertura da Fafen. São mais empregos, renda e mais oportunidades de desenvolvimento para o Paraná e para o Brasil. Trata-se ainda da independência na produção de fertilizantes, um insumo muito importante para a produção na agropecuária, principalmente em mundo conflagrado como vemos hoje”, reiterou Zeca Dirceu.
A fábrica terá capacidade de produção de 720 mil toneladas/ano de ureia (8% do mercado) e de 475 mil toneladas/ano de amônia. A produção de fertilizantes vai integrar a cadeia do gás natural em linha com a transição energética da Petrobrás.