
No último sábado (16), nas cidades satélites do Distrito Federal, passageiros foram surpreendidos quando tentavam pegar o metrô. Um problema no fornecimento de energia fez com que os trens parassem de circular em toda a linha, tanto no sentido Ceilândia quanto em Samambaia.
A Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) informou que houve uma falha de alimentação elétrica para o Metrô e que as subestações Brasília Centro e Águas Claras deixaram de receber energia, por motivo desconhecido.
O fornecimento por Brasília Centro foi restabelecido parcialmente, o que permitiu o alinhamento dos trens na plataforma. Porém, sem o restabelecimento via Águas Claras, o sistema não suporta a circulação dos trens.
A Neoenergia foi acionada para restabelecer o fornecimento de energia para o sistema do Metrô, bem como as equipes de manutenção da companhia. A operação só voltou a funcionar no domingo (17).
Na noite de sábado, a Neoenergia informou, por meio de uma nota, que não existia qualquer restrição por parte da empresa em relação à falta de energia no Metrô. A nota ainda reforçou que o sistema de transporte público é atendido por três redes elétricas diferentes e independentes que oferecem redundância no fornecimento. A Neoenergia identificou um problema em uma delas, no entanto, as outras duas operavam normalmente ontem, fornecendo condições técnicas para o funcionamento normal do Metrô.