Famílias usam cartão de crédito e cheque especial para itens de sobrevivência

Com o desemprego em massa as famílias brasileiras estão utilizam cartão de crédito para complementar a renda. 20% dos brasileiros que usam cartão entendem que ele é um complemento de renda.

O endividamento das famílias voltou a crescer a partir de janeiro deste ano, onde o cartão de crédito passa a ser um meio para comprar itens básicos de sobrevivência. 23% das famílias brasileiras estão com o orçamento comprometido.

Em matéria exibida pelo jornal nacional, o professor de economia da FGV Alberto Ajzental, diz que “Na medida em que a renda está corroída dessa forma, que ela nem consegue custear a sua sobrevivência, você tem uma transferência de renda enorme de consumo e investimentos para pagamento de juros”.

“Não é normal observar que a renda dos indivíduos e das famílias, que deveria ser suficiente para a sobrevivência dos indivíduos e das famílias, não dá conta. Mais preocupante é quando elas recorrem ao cartão de crédito ou cheque especial, que tem altíssimas taxas de juros, para conseguir fazer compras de itens básicos de sobrevivência”, diz o professor da FGV.

 

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *