Fascista Trump ameaça de prisão governador e prefeito da oposição

Tropas enviadas por Trump atacam manifestantes em Illinois (Kelly Hayes)

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse na manhã desta quarta-feira (8), que o governador do estado de Illinois, JB Pritzker, e o prefeito de Chicago, Brandon Johnson, ambos democratas, deveriam ser presos por se oporem ao uso da Guarda Nacional para reprimir manifestações contra a polícia anti-imigração federal, que está fazendo prisões em massa na terceira maior cidade do país.

“O prefeito de Chicago deveria estar na cadeia por não proteger os oficiais de [Imigração e Alfândega]!” postou Trump nas redes sociais, que comparou a cidade a uma “zona de guerra”. “O governador Pritzker também!”

Pritzker e Johnson haviam, previamente, manifestado que não havia nenhuma razão para o envio de tropas federais e se pronunciaram contra os abusos ocorridos assim que a intervenção foi feita à revelia deles. A truculência dos caça-imigrantes têm revoltado a população de Chicago, que tem ido às ruas protestar. Além dos imigrantes latinos, trata-se de uma provocação à imensa população afro-americana da cidade.

Em setembro, o Departamento de Segurança Interna de Trump lançou a “Operação Midway Blitz” que visa a repressão da população imigrante de Chicago. Desde então eles encontraram resistência de moradores locais que se opõem à política xenófoba.

Illinois e Chicago tentaram impedir a arbitrariedade de Trump, processando o governo federal para impedir o envio das tropas. Um juiz marcou audiência para quinta-feira mas recusou-se entrar com uma ordem de restrição que impediria o envio das tropas.

O Departamento de Defesa de Trump então federalizou a Guarda Nacional de Illinois, antes no controle do Estado, e mobilizou 300 soldados. E ontem o presidente Trump ordenou o envio de 400 membros das tropas da Guarda Nacional do Texas para Chicago e para Portland, no de Oregon, ambas sob controle da oposição democrata.

Sob o pretexto de querer manter a ordem para o caos que ele mesmo causou ao enviar sua Gestapo de imigração contra a população local, Trump segue a cartilha do fascismo escancarando a repressão contra Estados governados pela oposição.

“Há algo genuinamente errado com esse homem, e a 25ª Emenda deve ser invocada,” disse o governador de Illinois, referindo-se ao processo para remover o presidente do cargo.

Trump recentemente escalou a perseguição a opositores. No mês passado, em um uma mensagem na mídia social direcionada à sua procuradora-geral, Pam Bondi, que ele trata como se fosse sua advogada pessoal, Trump exigiu não “atrasar mais” as ações contra oponentes políticos, alegando, no maior cinismo, que “A JUSTIÇA DEVE SER SERVIDA, AGORA!!!”.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *