Bolsonarista do União Brasil veicula inserções com frases antigas do também bolsonarista André Fernandes (PL), com intuito de criticá-lo. Ambos travam batalhas judiciais no contexto da campanha à Prefeitura da capital
A batalha eleitoral pelo comando da capital do Estado do Ceará acirra os ânimos entre os 2 contendores bolsonaristas — o deputado federal André Fernandes (PL) e o ex-deputado federal Capitão Wagner (União Brasil).
Após sofrer recuo nas intenções de voto na última Datafolha, Capitão Wagner ampliou as críticas ao adversário, André Fernandes, e segue usando o horário eleitoral para resgatar frases antigas, com objetivo de desgastar a imagem do adversário.
Na inserção mais recente, Wagner afirma que o deputado federal do PL “brinca com pedofilia”. Já Fernandes acusa e diz que Wagner “não tem caráter” e é “covarde”. O candidato do PL também disse que o capitão Wagner “vive virando de lado igual tapioca”. Tudo indica que os dois têm razão.
Segundo o último Datafolha, Fernandes cresceu 9 pontos percentuais e, hoje, tem 25%. Wagner, em contrapartida, passou de 29% para 23%. A margem de erro é de 3 pontos.
CONTENDA
“Sempre envolvido em escândalos, André Fernandes brinca com assuntos graves como a pedofilia. Para se defender, afirmou que estava fazendo ironia. Entre absurdos, André ensinou a raspar partes íntimas, como desculpa disse que é jovem”, atacou a campanha de Wagner.
“O deputado teve mandato suspenso por acusar colega sem provas. Arregou e disse que foi por inexperiência. Quando a vida em Fortaleza piorar, qual vai ser a desculpa que o André vai dar?”, provoca o locutor de Wagner.
A citação mencionada pela campanha de capitão Wagner faz referência a 2 publicações de André Fernandes em 2012, quando o candidato tinha 14 anos e fazia vídeos para o Youtube. Em uma escreveu “‘Tio, o que é pedofilia?’ ‘Vem cá, sobrinha, senta no meu colo para eu te explicar” e, na outra, disse que tinha coragem de namorar menina de 12 anos.
NEGADA AÇÃO NA JUSTIÇA
Neste contexto, André Fernandes acionou a Justiça Eleitoral e pediu a suspensão da inserção, sob a alegação que Wagner tinha o intuito de colocá-lo como pedófilo.
O juiz Ernani Pires Paula Pessoa Júnior negou a impugnação.
“As falas do candidato não foram descontextualizadas, ao ponto de dar outra ideia do discurso. A frase efetivamente foi dita pelo candidato e mereceu destaque em inúmeras matérias jornalísticas, muitas ainda disponíveis na internet”, está escrito em trecho da decisão.
OFENSIVA DE WAGNER
Essa não é a primeira vez que Capitão Wagner e André Fernandes travam batalhas judiciais por inserções nesta campanha.
Na semana passada, propaganda de Wagner foi suspensa por usar vídeo em que o bolsonarista cheirava sal como parte de desafio on-line. Na televisão, contudo, o candidato do União Brasil veiculou a cena fazendo associação ao uso de cocaína.
“Você confia nele [André Fernandes] pra combater o crime?”, dizia o locutor.
Em coletiva na última sexta-feira (20), Wagner disse que as inserções não são para ofender Fernandes, mas assumiu o contexto eleitoral por trás.
“A gente faz parte de um nicho do eleitorado que se divide entre votar em mim e nele e os eleitores precisam comparar os 2 candidatos”, disse.
“FALTA DE CARÁTER”
André Fernandes afirmou que os ataques que recebe do Capitão Wagner representam “falta de caráter” do postulante do União Brasil e ainda o chamou de “covarde”. Ele explicou que das últimas 57 propagandas eleitorais de Wagner, 50 peças eram dedicadas a falar sobre Fernandes.
“Vejam só, das últimas 57 propagandas eleitorais do candidato, que eu me recuso a citar o nome, que vive virando de lado igual tapioca, das últimas 57 propagandas eleitorais, 7 ele usou para falar de si e 50 para atacar. E vocês perguntam: atacar quem? Zero ataques ao Sarto, prefeito. Zero ataques ao Evandro, candidato do PT. 50 ataques contra mim”, falou em discurso em passeata no bairro Maraponga, na última sexta-feira (20).
EMPATE TÉCNICO
A disputa em Fortaleza apresenta empate técnico entre 2 candidatos, aponta a pesquisa do instituto Futura Inteligência, encomendada pela empresa 100% Cidades, divulgada nesta terça-feira (24).
André Fernandes (PL) tem 27,4% das intenções de voto, seguido pelo deputado estadual Evandro Leitão (PT), com 23,7% — empate dentro da margem de erro de 3,1 pontos percentuais, para mais ou para menos.
Na sequência, aparecem o capitão Wagner (União Brasil), com 16,8%, seguido pelo atual prefeito José Sarto (PDT), que marca 15,2%, também, tecnicamente empatados.
O senador Eduardo Girão (Novo) tem 2,7%, e os demais candidatos não somaram 1%. Na comparação com o estudo anterior, divulgado em 5 de setembro, o candidato do PT foi o que mais cresceu, saindo da quarta colocação, com 10,9%, para a segunda, com aumento de 12,8 pontos percentuais.